Gaudium news > Cardeal Sandri exorta fiéis a participarem da coleta em favor da Terra Santa

Cardeal Sandri exorta fiéis a participarem da coleta em favor da Terra Santa

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 28-03-2019, Gaudium Press) No próximo dia 19 de abril, Sexta-feira Santa, será realizada a tradicional Coleta em favor da Terra Santa 2019, que a Igreja promove no mundo inteiro. A iniciativa foi instituída pelo Papa Paulo VI, primeiro Pontífice a fazer uma peregrinação ao local, em 1974.

Cardeal Sandri exorta fie?is a participarem da coleta em favor da Terra Santa 1.jpg

Para esta ocasião, o Cardeal Leonardo Sandri, prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, escreveu uma carta, que foi divulgada nesta quinta-feira, 28, pela sala de imprensa da Santa Sé. Na missiva, o purpurado ressaltou que “o caminho quaresmal convida cada um de nós a voltar aos lugares e aos acontecimentos que mudaram o curso da história da Humanidade e a existência pessoal de cada um de nós: são os lugares e os acontecimentos que nos transmitem a memória viva de tudo aquilo que o Filho de Deus incarnado disse, cumpriu e sofreu para a nossa Redenção”.

O prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais salienta ainda que, “revivendo os mistérios da salvação, pode-se pensar com mais fervor nas pessoas que vivem na Terra Santa, testemunhando a Fé em Jesus Cristo morto e ressuscitado, e assim expressar a elas a solidariedade na caridade”.

Em seguida, recordou as palavras do Papa Francisco em sua primeira Audiência Geral, 27 de março de 2013, em na qual o Pontífice afirmou que: “Viver a Semana Santa seguindo Jesus significa aprender a sair de nós mesmos para ir ao encontro dos outros; para ir em direção às periferias da existência; ser os primeiros a ir ao encontro dos nossos irmãos e irmãs.”

Por fim, divulgou também um trecho da Exortação Apostólica ‘Nobis in Animo’, através da qual foi instituída a coleta: “A Igreja de Jerusalém ocupa um lugar de eleição na solicitude da Santa Sé e na preocupação de todo o mundo cristão, enquanto o interesse pelos Lugares Santos, e em particular pela cidade de Jerusalém, emerge mesmo nos grandes consensos das Nações e nas maiores Organizações internacionais. Tal atenção é hoje primordialmente pedida em razão dos graves problemas de ordem religiosa, política e social ali existentes”.

Cardeal Sandri exorta fie?is a participarem da coleta em favor da Terra Santa 2.jpg

Cardeal Sandri concluiu sua mensagem, dizendo que ainda hoje a região passa por situações que a distanciam da paz tão desejada. Em contraponto à isto, recordou o número crescente de peregrinações à região. “Tal vitalidade apostólica é um grande sinal para a comunidade local, e interpela as do Ocidente, que são tentadas ao desencorajamento e à resignação, a viver e a testemunhar a fé quotidianamente”, conclui. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas