Gaudium news > Lituânia e Polônia presentes hoje no Vaticano

Lituânia e Polônia presentes hoje no Vaticano

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 28-03-2019, Gaudium Press) De acordo com informações de um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, nesta quinta-feira, cada um a seu modo, a Lituânia e a Polônia estiveram presentes na história escrita no Vaticano no dia de hoje.

Lituânia e Polônia presentes hoje no Vaticano1.png

Papa recebe Presidente da Lituânia

A paz, a segurança e a necessidade de uma maior solidariedade para enfrentar os vários desafios na Europa e na região: esses foram alguns dos temas abordados na audiência que o Papa Francisco concedeu na manhã desta quinta-feira (28/03), no Vaticano, a Dalia Grybauskait?, Presidente da Lituânia, uma das repúblicas Bálticas.

Na oportunidade, a presidente entrevistou-se também com o secretário de Estado vaticano, cardeal Pietro Parolin, e o secretário das Relações com os Estados, Dom Paul Richard Gallagher.

Durante os cordiais colóquios foi manifestado apreço pelas boas relações bilaterais e a contribuição positiva da Igreja católica para a sociedade lituana.

Foi recordada ainda a recente visita do Pontífice àquele país por ocasião do centenário, em 2018, de sua independência.
Também foram tratadas questões que envolvem a situação social e política da nação, informou a Sala Stampa.

Lituânia e Polônia presentes hoje no Vaticano2.jpg

Árvore Polonesa marca “vivos e fortes” laços entre Vaticano e Polônia

Os Jardins Vaticanos foram enriquecidos nesta quinta-feira com o plantio em seus canteiros de um carvalho oriundo dos bosques poloneses.

Na última quarta-feira o próprio Papa, durante a Audiência Geral, referiu-se ao fato que aconteceria hoje quando saudou os fiéis poloneses que se encontravam na Praça São Pedro.

Cem anos de independência

Segundo o Pontífice, este gesto é um sinal que representa os elos “vivos e fortes” entre a Santa Sé e a Polônia, que 100 anos atrás pode reconquistar sua independência.

Foi no dia 30 de março de 1919, quando a Santa Sé reconheceu a República Polonesa livre, estabelecendo depois com ela relações diplomáticas.

“Agradecendo a Deus pelo dom da liberdade, rezemos para que esta (a independência) seja sempre usada para o crescimento espiritual, cultural e social do povo polonês e para o desenvolvimento integral de cada pessoa”, disse o Papa, ainda ontem.(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas