Gaudium news > Quaresma: Tempo de Forte de Oração, Jejum e Esmola

Quaresma: Tempo de Forte de Oração, Jejum e Esmola

Rio de Janeiro – RJ (Segunda-feira, 01-04-2019, Gaudium Press) Em seu primeiro artigo do mês de abril o Cardeal Orani João Tempesta fala sobre a Quaresma:

Quaresma- Tempo de Forte de Oração, Jejum e Esmola.jpg

“Estamos a caminho do final do tempo da Quarema, este tempo favorável que o Senhor nos concede viver na sua graça e no seu amor”.

O Cardeal afirma que “É um bom momento de aprofundarmos esse belo momento que vivemos. Reflitamos o que Jesus pede para cada um de nós neste tempo favorável – que nos convida a meditar e refletir à luz da fé Cristã, quanto ao sentido deste tempo litúrgico na vida da Igreja no coração dos fiéis”.

Oração, Jejum, Esmola, olhar para Jesus

“A Quaresma, é este tempo forte que a liturgia da Igreja, nos chama e nos impulsiona a viver com intensidade a pratica da oração jejum e a esmola como nos foi dito ao iniciar este tempo na quarta feira d4e cinzas.

Estes quarenta dias são para a preparação da solenidade da Páscoa do Senhor.

Esta reflexão pode ser útil para a vivência da Quaresma em nossas comunidades eclesiais, diz dom Tempesta, recordando ainda palavras do Papa:

O Papa Francisco em sua mensagem para este tempo lembra que somente olhando para Jesus, aprenderemos melhor a olhar com os olhos da fé e contemplar a beleza da criação com ternura e paixão. Ainda “se às vezes a caridade parece desaparecer em muitos corações humano, é verdade que no coração de Deus ela jamais desaparecerá”.

Dom João Tempesta recorda um pouco de história: 

“A celebração da Páscoa, do ponto vista histórico, principalmente nos primeiros três séculos da vida cristã, não teve um período específico de preparação, tal como hoje, somente séculos depois a Igreja começou a sua organização estrutural, para melhor fazer memória do itinerário espiritual de Cristo, dividindo os períodos de celebração da fé através da liturgia.”

“A comunidade cristã primitiva vivia tão intensamente o compromisso cristão, que culminava com o testemunho do martírio, por isso não sentia a necessidade de um período particular para renovar a conversão, o batismo era o sinal mais visível deste compromisso.”

Dom João continua:

“Após o decreto de Constantino dando liberdade religiosa aos cristãos, por volta do ano 313, a Igreja sente a necessidade de estabelecer um período para chamar os fiéis a uma maior coerência com o batismo; assim nascem as prescrições penitenciais relativas ao período imediatamente anterior à Páscoa”.

Intimidade com o Senhor

Para Dom Orani, “a quaresma é um convite à intimidade mais profunda com o Senhor, e ao mesmo tempo, é uma graça especial que a tradição cristã nos concede neste caminho de preparação para a Páscoa, o centro do ano litúrgico, o mistério fundante da fé cristã.

A Quaresma é, portanto, um itinerário de fé que tem um objetivo preciso: a Páscoa.

Prática da penitência quaresmal

O Cardeal recorda o Evangelho da Quarta-feira de Cinzas:

“A partir do Evangelho de Mateus (Cf. Mt 6,1-6.16-18) página que é proclamada na quarta-feira de cinzas, a Igreja, desde os tempos imemoriais, articulou a prática da penitência quaresmal em uma tríade de obras: o jejum, a oração e esmola; linguagem emblemática para dizer realidade mais ampla que o termo usado.

Como nos ensina a tradição patrística, essas três obras devem ser vistas de maneira complementar. No século V, São Pedro Crisológo afirmava: “Estas três coisas, oração, jejum, misericórdia, são uma e recebem vida uma da outra”.

Assim, o jejum é a alma da oração, e a misericórdia é a vida do jejum. Ninguém os divide porque eles não podem ser separados.

Aquele que tem apenas um ou não tem todos os três juntos, não tem nada.

Vocação – Olhar para Jesus, o Bom Pastor

O tempo da Quaresma vem relembrar esta nossa vocação comum, -diz o Cardeal Arcebispo- somos o povo de Deus a caminho, será uma ocasião para reorientar nosso olhar para Jesus, o Bom Pastor, que guia os passos da Igreja e fortalece os laços de unidade e comunhão entre nós, na consciência de que é necessário investir em uma Igreja em saída, peregrina próxima de seu povo, as vezes é necessário ir onde está o povo, se quisermos encontrar os irmãos e irmãs nos lugares da vida cotidiana, e assim iluminar suas expectativas e esperanças.

Momentos fortes na Quaresma

Dom Orani recorda momentos espiritualmente fortes do tempo quaresmal:

Na Quaresma temos alguns momentos fortes que podemos viver na preparaçãopara a Páscoa:

1 – A celebração da Via Sacra, em comunidade ou individual, nas sextas-feiras;

2 – Os encontros de reflexão da Campanha da Fraternidade; 

3 – A Confissão auricular, preceito que todo católico deve cumprir pelo menos uma vez por ano pela Páscoa da Ressurreição;

4 – A esmola com os gestos de partilha generosa;

5 – gesto concreto do jejum que vamos fazendo nas sextas-feiras e da abstinência de carne que vamos, livremente, aderindo para livrar nosso corpo das paixões desordenadas;

6 – A coleta da Campanha da Fraternidade no Domingo de Ramos, em favor das obras sociais da Arquidiocese e do Fundo Nacional de Solidariedade. Sejamos generosos nestes gestos e momentos fortes rumo à Páscoa.

Viver esse tempo oportuno com Maria

“Vamos viver intensamente este tempo oportuno na alegria da fé, unidos como família de Deus, irmãos e irmãs, este é o nosso compromisso cristão, a graça que pedimos ao Senhor nesta Quaresma é que possamos abrir o coração e nos preparar para a grande Solenidade da Pascoa do Senhor”, diz Dom Orani para encerrar com Maria:

Que Maria, a Senhora do silêncio e da ternura, continue nos acompanhando neste tempo de deserto, itinerário de fé na prática do jejum, da oração e da esmola a caminho da Páscoa.

(JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas