Gaudium news > Jubileu do Apostolado da Oração – 175 anos de fundação

Jubileu do Apostolado da Oração – 175 anos de fundação

Salvador – BA (Quinta-feira, 03-04-2019, Gaudium Press) O Apostolado da Oração (AO) completa, neste ano, 175 anos de fundação, tendo deixou de ser uma associação de fiéis para ser uma Obra Pontifícia, ligada diretamente ao Santo Padre: a Rede Mundial de Oração do Papa.

Apostolado da Oração 175 anos de fundação.jpg

Para marcar este tempo, no último dia 30 de março, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, abençoou e entronizou a novamente a imagem do Sagrado Coração de Jesus na Igreja Santíssimo Sacramento da Rua do Passo, no Centro Histórico da capital da Bahia.

Anova imagem tem 1,70m de altura, e é idêntica ao modelo que já existia no altar-mor.
Esta imagem substitui a antiga, que foi moldada em gesso francês, e que agora passa por cuidados técnicos que não foram contemplados quando do restauro da Igreja.

Jubileu do Apostolado da Oração

Como parte da programação do Jubileu do Apostolado da Oração, o diretor Nacional do Apostolado da Oração e do Movimento Eucarístico Jovem (AO-MEJ), padre Eliomar Ribeiro,sj, enviou ao Apostolado da Oração da Arquidiocese de Salvador um ícone jubilar do Sagrado Coração de Jesus, que também foi abençoado por Dom Murilo no último dia 30.

Este ícone deverá visitar os 120 centros do Apostolado da Oração presentes em paróquias da Arquidiocese de Salvador para a motivação de momentos de oração, Hora Santa, palestras e formações espirituais.

Ainda dentro das comemorações deste Ano Jubilar, está prevista uma audiência com o Papa Francisco no dia 29 de junho, com a participação de membros do Apostolado da Oração de todo o mundo, entre eles o diretor espiritual do Apostolado na Arquidiocese de Salvador, padre Valson Santos Sandes.

Apostolado da Oração

O Apostolado da Oração nasceu numa casa de estudos da Companhia de Jesus, em Vals perto de Le Pruy na França.

No dia da festa de São Francisco Xavier em 1844 o Pe. Francisco Xavier Gautrelet, explicou a um grupo de orações e sacrifícios que poderiam levar o preciosissimo auxilio aqueles que trabalham já na seara do Senhor.

As ideias propostas naquela exortação espiritual que deram origem ao Apostolado da Oração foram imediatamente concretizadas por aqueles jovens dentro do colégio.

Divulgadas depois por alguns sacerdotes nas regiões vizinhas, em breve se tornaram conhecidas em toda França e não tardaram a ser levadas a outras nações.

Para difundir estas idéias, o padre Gautrelet sugeriu uma pequena organização, que levou o nome de “Apostolado da Oração”. Foi aprovada pelo Bispo de Le Puy, e o Papa IX concedeu-lhe em 1849 as primeiras indulgências.

A divulgação do Apostolado da Oração no mundo deve-se, sobretudo ao Pe. Henrique Ramiere. Foi ele o grande organizador e promotor do Apostolado da Oração.

Quando Pe. Henrique Ramiere morreu em 1883 o Apostolado contava no mundo todo com 35.600 centros com mais de 13 milhões de associados.

No Brasil o primeiro centro foi fundado em 30 de junho de 1867 no Recife -PE na igreja de Santa Cruz, oficiada pelos padres jesuítas que haviam chegado a Pernambuco em 1865.

O que é o Apostolado da Oração e o seu significado para a igreja

O Apostolado da Oração constitui a união dos fiéis que por meio do oferecimento cotidiano de si mesmos, se juntam ao Sacrifício Eucarístico do qual se exerce continuamente a obra de nossa redenção e dessa forma ,pela união vital com Cristo, da qual depende a fecundidade apostólica colaboram na salvação do mundo.

Assim como Cristo se entregou ao Pai por nós, remiu o mundo.,também todo apostolado externo deve estar unido à oração e ao sacrifício a fim de que , em virtude do Sacrifício da Cruz, contribua para a edificação do Corpo de Cristo.

A Igreja nos ensina que o amor de Cristo está principalmente representado no seu coração e nos convida a que reverenciemos esse amor, simbolizado pelo Coração de Cristo, como fonte de salvação e misericórdia. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas