Gaudium news > As Missas dos primeiros cristãos, celebradas em casas, não eram informais

As Missas dos primeiros cristãos, celebradas em casas, não eram informais

Estados Unidos – Washington (Sexta-feira, 05-04-2019, Gaudium Press) Um artículo do Padre Charles Pope, sacerdote de Washington e célebre comentarista em meios católicos, destaca as características das casas empregadas pelos primeiros cristãos para a celebração da Eucaristia sob a perseguição do império romano. Contrário ao que poderia ser uma primeira intuição, os fiéis haviam se organizado de uma maneira muito similar à dos templos atuais e contavam com estritas normas para a liturgia antes do Edito de Milão que outorgou liberdade religiosa aos cristãos no ano 313.

As Missas dos primeiros crista?os, celebradas em casas, na?o eram informais.jpg

O diagrama da Domus Dei (Casa de Deus) de Dura-Europos, uma residência do século III que revelou ser empregada para o culto cristão, e trechos da Didascália, um documento do ano 250, oferecem detalhes sobre a vida dos primeiros cristãos. A edificação apresenta um quarto reservado ao Sacramento do Batismo, uma área de ensino e um quarto de assembleia no qual se celebrava a Eucaristia, voltado para o Oriente. “Recordo que me ensinaram (incorretamente) que estas Missas primitivas eram informais, celebradas de frente para os assistentes e que tinham um ambiente relaxado e comunitário”, expôs Dom Pope. “De fato, as pessoas não se sentavam ao redor de uma mesa ou no chão em círculo. Se sentavam ou se colocavam de pé formalmente, todas orientadas em uma mesma direção”.

“Agora, em suas reuniões, na Santa Igreja, congregue-se modestamente nos lugares dos irmãos, como queiram, de uma maneira agradável e ordenada com cuidado”, aconselhava o antigo documento. “Que o lugar dos sacerdotes seja separado em uma parte da casa voltada para o leste”. O texto faz referência a uma separação do espaço dos sacerdotes com respeito aos fiéis, de forma similar aos atuais presbitérios. O Bispos e os sacerdotes se sentavam juntos, se colocavam de pé antes que os leigos e todos olhavam até o Oriente. “Agora, deverias dirigir-te ao Oriente para orar porque, como sabes, e consta nas Escrituras, louve a Deus que se eleva acima dos céus mais altos ao leste”.

As condições de perseguição tornou a disciplina mais necessária, sendo tarefa dos diáconos vigiar a entrada do lugar, que era assegurado antes da missa, e preservar a ‘boa ordem’ entre os leigos durante a oração. As normas consignadas na Didascália incluem a ordem na qual se acomodavam os fiéis, diferenciados por seu sexo e idade, estabelecendo inclusive zonas separadas para as famílias com crianças pequenas. “Um diácono deve ver que cada um dos que entram chegue ao seu lugar, e que nenhum destes se sinta em um lugar inapropriado”, estipulava o documento. “Do mesmo modo, o diácono deveria ver que não há ninguém que sussurre ou durma ou ria. Porque na Igreja é necessário ter disciplina, vigilância sóbria e um ouvido atento à Palavra do Senhor”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas