Gaudium news > Roma: Colégio Pio Brasileiro completa 85 anos de fundação

Roma: Colégio Pio Brasileiro completa 85 anos de fundação

Itália – Roma (Sexta-feira, 05-04-2019, Gaudium Press) O Pontifício Colégio Pio Brasileiro completou na última quarta-feira, 03 de abril, seus 85 anos de fundação. Para celebrar esta data, o Cardeal Beniamino Stela, prefeito da Congregação para o Clero do Vaticano, presidiu uma Santa Missa na capela Nossa Senhora Aparecida.

Roma- Cole?gio Pio Brasileiro completa 85 anos de fundac?a?o.jpg

A Celebração Eucarística também contou com a participação do Cardeal João Braz de Aviz, prefeito da Congregação para a Vida Consagrada, ex aluno do Colégio; Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre; reitores de Colégios; Padres brasileiros que trabalham em Roma; a superiora geral das Irmãs Filhas do Amor Divino; funcionários e funcionárias; além da comunidade presbiteral do colégio.

No Natal de 1927, os Bispos brasileiros enviaram uma Carta Pastoral Coletiva ao clero e aos fiéis de seu país, na qual apresentaram os motivos para se construir um colégio próprio, em Roma. Na mesma mensagem, foi lançada uma Campanha Nacional de coleta de fundos para a realização desse projeto. Dois anos depois, 1929, foi lançada a primeira pedra, iniciando-se assim a construção do edifício. A inauguração do Pontifício Colégio Pio Brasileiro ocorreu no dia 03 de abril de 1934. A primeira turma era constituída por 34 sacerdotes e seminaristas provenientes do Pio Latino. Ambos colégios eram dirigidos por jesuítas.

O Pontifício Colégio Pio Brasileiro é um espaço destinado à formação permanente de sacerdotes diocesanos do Brasil e de outros países que vão à Roma para realizar estudos de pós-graduação. Em seus mais de oitenta anos de existência, já passaram pelo Colégio mais de 2.200 estudantes, uns ainda seminaristas, outros já sacerdotes. E o número de ex-estudantes ordenados Bispos já é próxima dos 150, dos quais, sete foram eleitos cardeais: Dom Agnelo Rossi; Dom Serafim Fernandes de Araújo; Dom Geraldo Majella Agnelo; Dom Odilo Pedro Scherer; Dom João Braz de Aviz; Dom Raymundo Damasceno de Assis; e Dom Sérgio da Rocha.

Atualmente o Colégio é dirigido por quatro sacerdotes diocesanos. O reitor é o Padre Geraldo dos Reis Maia; o diretor de estudos é o Padre Domingos Barbosa da Diocese de Oeiras-PI; o ecônomo é o Padre Leandro Miguel; e o diretor espiritual é o Padre Wellistony Viana. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas