Gaudium news > Santuário de Aparecida acolhe 49ª Romaria dos Vicentinos

Santuário de Aparecida acolhe 49ª Romaria dos Vicentinos

São Paulo – Aparecida (Segunda-feira, 08-04-2019, Gaudium Press) Neste último domingo, 07, o Santuário Nacional de Aparecida acolheu a 49ª edição da Romaria dos Vicentinos, que teve por tema “Servindo nossos mestres e senhores”.

Por volta de 40 mil peregrinos provenientes de todo o país, se reuniram no altar central da Basílica para participar da Santa Missa presidida por Dom José Carlos Chacorowisk, Bispo da Diocese de Caraguatatuba (SP) e religioso pertence à Congregação da Missão, ordem de padres fundada por São Vicente de Paulo.

Santuário de Aparecida acolhe 49ª Romaria dos Vicentinos.jpg

Em sua homilia, o prelado destacou o trabalho dos vicentinos e o tema da Campanha da Fraternidade deste ano (“Fraternidade e Políticas Públicas”), exortando aos membros da Sociedade São Vicente de Paulo que se dediquem aos projetos e ações de Políticas Públicas em favor dos mais necessitados.

Dom Chacorowisk recordou também ilustres figuras da Congregação e sua missão, dentre as quais se destacam: Santa Luísa de Marillac e o Bem-Aventurado Antônio Frederico Ozanam. Segundo o Bispo, graças à eles “hoje está subindo ao Céu a fragrância da caridade”.

A Romaria ao Santuário de Aparecida foi uma oportunidade de pedir as bênçãos da Mãe de Deus e renovar o compromisso de servir aos mais necessitados, conforme afirmou Elizabete Maria Castro, 1ª vice-presidente do Conselho Nacional da Sociedade de São Vicente de Paulo e coordenadora da Romaria.

“Estar aqui na Casa da Mãe é uma oportunidade para agradecer e pedir a sua benção para que a gente possa ser cada vez mais fiel ao Evangelho, servindo aqueles que têm necessidades, servir aqueles que são os escolhidos de Deus. Além disso, é um momento para que todos os Vicentinos renovem o seu compromisso de servir, amar e cuidar dos pobres”, ressaltou.

A romaria vicentina deste ano teve uma novidade, durante a recitação do Santo Terço, os peregrinos puderam percorrer o Caminho do Rosário, no qual meditaram em cada mistério sobre as cinco virtudes de São Vicente de Paulo: a mansidão, simplicidade, zelo, mortificação e humildade.

Santuário de Aparecida acolhe 49ª Romaria dos Vicentinos 2.jpg

Além disso, os romeiros também tiveram a oportunidade de percorrer a Via Sacra no Morro do Cruzeiro, e participar de workshops, show de talentos e festival cultural no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida.

Em 2020, o Romaria dos Vicentinos ao Santuário Nacional de Aparecida completará 50 anos. Por ocasião desta celebração, se iniciou neste último domingo, 7, o Ano jubilar em honra ao Bem-Aventurado Frederico Ozanam, um dos fundadores da Sociedade São Vicente de Paulo.

“Com essa celebração, queremos fazer uma retrospectiva e conhecer mais a história da Romaria, recordando os muitos vicentinos que já passaram pelo Santuário ao longo de todos esses anos. Queremos também fazer menção as várias coisas que aconteceram nesses 50 anos de peregrinação”, explicou Elizabete Maria Castro.

Durante a abertura do Ano Jubilar foi realizado o lançamento da oração do Jubileu de Ouro e apresentação da logomarca pelos 50 anos da Romaria. O próximo encontro no Santuário está previsto para acontecer nos dias 3, 4 e 5 de abril de 2020. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas