Gaudium news > Festa de São Benedito em Aparecida: uma das mais tradicionais do Brasil

Festa de São Benedito em Aparecida: uma das mais tradicionais do Brasil

São Paulo – Aparecida (Terça-feira, 09-04-2019, Gaudium Press) A Arquidiocese de Aparecida, localizada no interior de São Paulo, está pronta para iniciar uma das maiores e mais tradicionais festas populares do Brasil: a Festa de São Benedito.

Celebrado há 110 anos na cidade, o evento é considerado o maior dedicado ao Santo, unindo Fé, devoção e cultura popular. As celebrações, que terão por tema ‘Como São Benedito, somos batizados e enviados em missão’, serão iniciadas no domingo de Páscoa, 21, e seguindo até o dia 29 de abril.

Festa de São Benedito em Aparecida uma das mais tradicionais do Brasil.jpg

Promovida pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Benedito, a festividade costuma reunir por volta de 300 mil pessoas, público que é oito vezes maior do que a população local de Aparecida.

“A Festa de São Benedito, em Aparecida, tomou uma proporção muito grande! Ela extrapola o aspecto religioso e passa a ser um grande momento cultural. São Benedito é um Santo que tem devotos em todos os cantos do país e é celebrado nos 12 meses do ano. No caso de Aparecida, a festa tem relação com o período pascal, iniciando-se no domingo de páscoa e terminando somente na semana seguinte”, afirmou o Padre Arcanjo Valdivino Santos, C.Ss.R., pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Benedito.

Nascido na cidade italiana de Palermo, Benedito entrou para a Ordem Franciscana para viver sua vocação religiosa, e buscou ter uma vida de entrega a Deus, na oração e na vivência dos valores do Evangelho. Apesar de ser analfabeto, o seu carisma e sabedoria o tornaram muito respeitado pelos franciscanos e pela população local. O Santo era o cozinheiro do convento, e nunca recusou alimento para ninguém, sobretudo para os que mais necessitavam. Sua virtude fez com que ele fosse nomeado como superior do mosteiro. O Santo faleceu no dia 04 de abril de 1589, sendo beatificado por Bento XIV em 1734 e canonizado pelo Papa Pio VII em 1807. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas