Gaudium news > 2020 será o “Ano dos Jovens” para a Igreja no Paquistão

2020 será o “Ano dos Jovens” para a Igreja no Paquistão

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 09-04-2019, Gaudium Press) O bispo de Hyderabad, no Paquistão, Dom Samson Shukardin, a propósito do “Ano dos Jovens” disse, durante um encontro da Comissão para os jovens da Conferência episcopal paquistanesa, reunida na Catedral de São Patrício, em Karachi:

2020 será o Ano dos Jovens para a Igreja no Paquistão.jpg

“O Ano dos jovens no Paquistão será um momento para alimentar o nosso futuro, para cuidar dos jovens, para ouvi-los e para acompanhá-los em seu caminho de fé e para crescer na santidade”.

O encontro da Comissão deu-se uma semana após a Conferência dos bispos católicos do país do centro-sul da Ásia ter anunciado 2020 como “Ano dos Jovens” para a Igreja católica no Paquistão.

Dom Shukardin, que participou do Sínodo dos jovens realizado no Vaticano em outubro de 2018, explicou:
“Nossa missão é ajudar os jovens a crescer na fé e a viver uma vida feliz na sociedade. Inspiramo-nos em Jesus que caminhava, partilhava e acompanhava os discípulos de Emaús”.

“Eis-me aqui, envia-me”

Foi formado um Comitê ad hoc para programar e seguir as várias iniciativas do Ano da Juventude que terá início com a festa de Cristo Rei de 2019 e se concluirá na mesma festividade de 2020.

O tema escolhido é o versículo bíblico “Eis-me aqui, envia-me!” (Isaías 6,8), escolhido sob influência do Sínodo sobre os jovens de 2018.

Vocação Missionária: conhecer, discernir e viver

Dom Shukardin declarou à Agencia Fides que “o tema fixado para o Ano da Juventude quer ajudar os jovens a reconhecer, discernir e viver sua vocação missionária, para servir à Igreja como sacerdotes, religiosos e leigos”.

Observou ainda o prelado que “Os jovens precisam de um pai espiritual, como são necessários pastores e líderes leigos preparados a trabalhar com os jovens, que podem acompanhá-los e ajudá-los a superar os desafios que enfrentam em sua vida cotidiana”.

Envolver, confiar nos jovens para serem missionários

Dom Shukardin conclui:

“Devemos responsabilizar e envolver os jovens na Igreja atribuindo-lhes responsabilidades, confiando neles e formando-os para difundir a Palavra de Deus e os valores cristãos também através da mídia, da música, das artes, das atividades lúdicas e do esporte”.(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas