Gaudium news > Grupo tenta impedir procissões de Semana Santa em colégios na Espanha

Grupo tenta impedir procissões de Semana Santa em colégios na Espanha

Espanha – Sevilha (Quarta-feira, 10-04-2019, Gaudium Press) A cidade espanhola de Sevilha é reconhecida mundialmente pela beleza de suas tradicionais procissões de Semana Santa. A atração chegou a ser declarada de Interesse Turístico Internacional por sua excepcional beleza.

Entretanto, um grupo intitulado ‘Sevilha Laica’ iniciou uma campanha com o objetivo de suspender a realização dessas procissões e de outras manifestações religiosas em colégios públicos.

Grupo tenta impedir procissões de Semana Santa em colégios na Espanha.jpg

Para o movimento, as escolas públicas são lugares ‘laicos’ e ‘neutros’, já estas representações são atos ‘totalmente confessionais’ que poderiam “ocorrer em qualquer rua, mas não é uma atividade própria de uma escola pública”.

Diante dessas manifestações, dois colégios públicos localizados em Guillena e Mairena de Aljarafe, na província de Sevilha se viram obrigados a suspender a representação de uma procissão de Semana Santa prevista para os próximos dias. De acordo com essas instituições de ensino, o cancelamento do evento religioso se deu depois que algumas famílias, incentivadas por ‘Sevilha Laica’, se queixaram do mesmo.

No entanto, após o anúncio da suspensão das procissões escolares nestes centros públicos, o Ministério da Educação e Esporte da Prefeitura de Andaluzia esclareceu em um comunicado que “o serviço de Inspeção educativa informou favoravelmente sobre a realização desta atividade e em nenhum momento se emitiu um relatório contra sua celebração”.

O documento ainda autorizou a realização de representações processionais escolares, ressaltando que “a atividade conta com a cobertura legal exigida pela normativa em vigor” ao ser planejada por professores do centro, aprovada pela direção e pelo conselho escolar, mas deve “contemplar outra atividade alternativa para atender educativamente os alunos que não participarem dela”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas