Gaudium news > Escada Santa é reaberta em Roma

Escada Santa é reaberta em Roma

Itália – Roma (Quinta-feira, 11-04-2019, Gaudium Press) A Escada Santa, localizada em Roma, será reaberta nesta quinta-feira, 11, pelo Cardeal Vigário Angelo Di Donatis. A cerimônia ocorrerá após o local ter ficado fechado por um ano para restauração dos afrescos de 1589, da escada e do revestimento de madeira.

Escada Santa é reaberta em Roma.jpeg

A programação do evento se iniciará às 15h30 com uma conferência sobre a restauração, seguida pela benção e uma Celebração Eucarística. Por fim, os fiéis poderão subir novamente, de joelhos, os 28 degraus de mármore, que, segundo a tradição, foram subidos por Nosso Senhor Jesus Cristo no dia em que foi julgado por Pilatos no pretório e condenado a morte. A escada foi levada de Jerusalém para Roma no ano 326 por Santa Helena, mãe do Imperador Constantino.

Ressaltando a importância da relíquia na atualidade, o reitor do Santuário da Escada Santa, Padre Francesco Guerra, explicou que “subindo de joelhos estes 28 degraus da Escada Santa, o peregrino no cansaço de subir, se encontra com a dor que o próprio Jesus enfrentou na sua paixão. Enquanto sobe, rezando, nestes degraus, a pessoa se sente em contato consigo mesma, ou seja, retornam na memória as próprias dores ou os sofrimentos das pessoas que lhe são queridas. Subindo, rezando e recordando a paixão de Jesus, eis que se mistura todo o sentido de quanto fez Cristo por nós: sofreu, morreu e ressuscitou pelo nosso amor”.

“Recordar que Jesus subiu por nós. É um ato de compaixão, ou seja, de sentir junto, viver junto, junto com Jesus e com os demais peregrinos que sobem. Na tradição da Igreja e na indulgência a esta, o peregrino que sobe é aconselhado que se medite vivamente a paixão de Jesus”, afirmou.

O sacerdote ainda aconselhou os peregrinos sobre as melhores formas de se subir a Escada Santa. “Pode-se subir contemplando as cenas pintadas, mas também levando um Evangelho com a Paixão de Jesus. Oferecemos no santuário em 9 línguas um pequeno livro com a história do Santuário e com um pequeno pedaço do Evangelho para cada degrau. Este é um modo para que o fiel, que sobe em oração, possa ter em mão a oportunidade de meditar o quanto o Evangelho nos recorda do sacrifício amoroso do Senhor”.

Os fiéis que subirem a Escada Santa de joelhos, arrependidos e movidos pelo amor, meditando a Paixão de Jesus e recitando o Credo, um Pai Nosso, uma Ave Maria, e um Glória ao Pai, recebem uma indulgência plenário, que foi concedida pela Penitenciaria Apostólica. É necessário também rezar nas intenções do Papa, confessar-se e comungar.

Para os que são fisicamente impedidos de subir, também é possível receber a indulgência plenária, desde que meditem a Paixão de Jesus diante da Escada Santa, recitando o Credo e cinco Pai Nosso, cinco Ave-Maria, cinco Glória ao Pai e uma oração nas intenções do Santo Padre, além de se confessar e receber a Comunhão Eucarística. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas