Gaudium news > Catequista: uma vocação com missão “muito dura” , diz Bispo

Catequista: uma vocação com missão “muito dura” , diz Bispo

Viana do Castelo – Portugal (Quinta-feira, 11-04-2019, Gaudium Press) O Bispo português Dom António Moiteiro, presidente da Comissão Episcopal Portuguesa para a Educação Cristã e Doutrina da Fé, participando do 58º Encontro Nacional de Catequese, realizado em Portugal até o próximo sábado, afirmou em sua conferência de hoje que a missão do catequista é “muito dura”.

Catequista-uma vocação com missão 'muito dura' , diz Bispo-Foto Anuário Católico.jpg

A afirmação de Dom Moiteiro foi feita hoje durante o evento que se realiza em Viana do Castelo reunindo cerca de 70 responsáveis pelo setor de catequese da Igreja de Portugal.

O Bispo de Aveiro, em Portugal, realça em seu pronunciamento que o papel do catequista é “essencial” porque ele tem como objetivo e missão “colocar o catequizando em comunhão com Jesus Cristo”.

Os catequistas têm de se “sentir chamados para esta missão na igreja”, mas “nunca devem sentir-se empurrados”, destacou o prelado presidente da comissão episcopal.

Em sua conferência que teve como tema “A formação de catequistas na missão diocesana” , Dom Moiteiro informou que Portugal tem “cerca de 60 mil catequistas”, e que é “preciso promover a cultura vocacional neste campo”.

Oferta da Fé viva em Jesus Cristo

O Bispo afirmou que a catequese deve “ser uma oferta da fé viva no próprio Jesus Cristo” e por isso deve estar “no centro da preocupação dos bispos e dos padres de cada diocese”.

“Hoje precisamos de juntar à catequese os meios humanos e financeiros necessários para que a catequese seja o centro da missão da igreja”, conclui o Bispo

Outros temas

Ainda haverá outros assuntos a serem tratados no Encontro catequético. Entre eles estão os temas seguintes:

-“Apresentar as bases bíblico-teológicas imprescindíveis ao catequista” por Luísa Boléo;

-“Iniciar o catequista na Pedagogia de Jesus” pelo padre José Henrique Pedrosa e,

– “As dimensões essenciais da catequese contemporânea” pelo padre Tiago Neto e o diácono Paulo Campino.

Encerramento

“A Catequese de Adultos e a formação dos catequistas, um desafio à conversão permanente” é o tema da conferência de encerramento que será proferida por Dom Anacleto Oliveira, bispo de Viana do Castelo. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas