Gaudium news > Peregrinação das Sete Igrejas em Montes Claros atrai mais de 3 mil jovens

Peregrinação das Sete Igrejas em Montes Claros atrai mais de 3 mil jovens

Minas Gerais – Montes Claros (Quinta-feira, 11-04-2019, Gaudium Press) No último domingo, 07 de abril, a Arquidiocese de Montes Claros realizou pela primeira vez, o “Caminho das 7 Igrejas”, uma peregrinação por meio de uma caminhada penitencial de 12 quilômetros em preparação à Semana Santa.

Peregrinação das Sete Igrejas em Montes Claros atrai mais de 3 mil jovens foto Arquidiocese de Montes Claros.jpg

A iniciativa reuniu mais de 3 mil pessoas, que foram às ruas centrais de Montes Claros, professar sua Fé. A concentração ocorreu logo cedo, às 5h, na Igreja Matriz de São João Batista, no bairro Alto São João. Às 5h30 o Arcebispo metropolitano, Dom João Justino de Medeiros Silva, presidiu uma Santa Missa no templo, que foi concelebrada por uma dezena de sacerdotes.

Em seguida, os fiéis iniciaram a caminhada rumo às Igrejas de: São José (bairro São José), Santuário Bom Jesus (Rua Belo Horizonte), Capela Nossa Senhora Medianeira (Círculo Operário), Igreja Senhor do Bonfim (Morrinhos), Igreja Nossa Senhora Aparecida (Catedral) e por fim, o encontro foi encerrado na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e São José, com benção de todos os sacerdotes presentes.

Em cada parada, eles foram motivados e direcionados por sacerdotes e leigos a que despertavam nos peregrinos, o senso de pertença dessa Igreja Particular, sobretudo nos trabalhos pastorais, quanto à vivência pessoal de cada um, na prática do Evangelho e na missão desempenhada.

O objetivo da iniciativa foi o de mobilizar o maior número de jovens para participar desse momento penitencial, realizado por ocasião no Ano Arquidiocesano das Juventudes.

Peregrinação das Sete Igrejas em Montes Claros atrai mais de 3 mil jovens 2.jpg

“Estamos caminhando juntos, unidos na mesma Fé, como Igreja peregrina. Caminhamos em busca da Santidade. Só quem faz a experiência do próprio pecado, compreende o que é misericórdia. A gente muda o mundo, não mudando as pessoas, mas a nós mesmos”, ressaltou Dom João Justino de Medeiros Silva.

Peregrinação das Sete Igrejas

A ‘Peregrinação das Sete Igrejas’, também conhecida como o ‘Caminho de São Felipe Neri’, é uma das principais expressões de Fé dos peregrinos que visitam Roma. Esta antiga tradição, que já existia no período medieval, foi reavivada pelo Santo e teve seu auge no pontificado de Pio IV.

O percurso projetado por São Felipe Neri, era dividido em dois dias de peregrinação e passava pelas quatro basílicas papais maiores: São João de Latrão, São Pedro no Vaticano, São Paulo Extramuros e Santa Maria Maior. Sua continuação era por outros três templos, de grande beleza e importância: São Sebastião Extramuros, Santa Cruz em Jerusalém e São Lourenço Extramuros. Ao término da peregrinação, os fiéis deveriam entoar o “Salve Rainha”, tradição que é mantida até hoje. Atualmente, a peregrinação das sete igrejas é feita em uma única noite. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas