Gaudium news > Relíquias e tesouro de Notre-Dame foram salvos

Relíquias e tesouro de Notre-Dame foram salvos

França – Paris (Terça-feira, 16-04-2019, Gaudium Press) Após terem controlado o incêndio, que devastou a Catedral de Notre-Dame em Paris, na tarde da última segunda-feira, 15, os bombeiros concentraram seus trabalhos no monitoramento do lugar, verificando se não havia nenhum resíduo em combustão e se a estrutura permanecia estável.

O porta-voz do corpo de bombeiros de Paris, tenente-coronel Gabriel Plus, assegurou que todas as relíquias e obras de arte custodiadas no interior da Catedral de Notre-Dame foram salvas. A coroa de espinhos e o Santíssimo Sacramento foram salvos também.

Reli?quias e tesouro de Notre-Dame foram salvos.png

As obras de arte salvas das chamas serão transferidas ao Museu do Louvre. Já as obras de arte que não puderam ser removidas, foram protegidas da água que descia do alto. Segundo as autoridades, as relíquias e obras de arte custodiadas pela Catedral de Notre-Dame foram salvas graças a um plano de preservação do templo implementado em caso de emergência.

“Era necessário retirá-las, no meio da fumaça, entre pedaços de material incandescente que caíam e protegê-las de tudo isso”, explicou o general Jean-Claude Gallet, comandante da brigada de incêndio, explicando as dificuldades adicionais que os bombeiros encontraram.

O ministro da Cultura francês, Franck Riester, anunciou que as pinturas danificadas serão transferidas na próxima sexta-feira para o Louvre, onde serão restauradas. “As grandes pinturas de Notre Dame não sofreram danos das chamas, mas da fumaça. Elas poderão ser retiradas na sexta-feira e transportadas com segurança para as reservas do Louvre, onde serão desidratadas e restauradas”, explicou.

Segundo Riester, “as duas torres e as obras de arte foram preservadas graças à coragem dos bombeiros de Paris. A coroa de espinhos, a túnica de São Luís estão agora guardadas na prefeitura da capital. O órgão estava claramente deteriorado, as grandes pinturas teoricamente sofreram danos devido à água. Teremos que restaurá-las”, concluiu. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas