Gaudium news > Balanço dos danos causados pelo incêndio na Catedral de Notre-Dame de Paris

Balanço dos danos causados pelo incêndio na Catedral de Notre-Dame de Paris

França – Paris (Terça-feira, 16-04-2019, Gaudium Press) O porta-voz dos bombeiros de Paris, Gabriel Plus, declarou que o fogo que consumiu boa parte da Catedral de Notre-Dame de Paris, uma das joias da cristandade, foi extinto às 10h (horário local). Foram necessárias mais de 10 horas de árdua luta contra o fogo, para controlar o voraz incêndio que começou ontem por volta das 18h20.

Balanc?o dos danos causados pelo ince?ndio na Catedral de Notre-Dame de Paris 1.jpg

Um rápido balanço dos danos ocorridos por conta do incêndio apresenta um bombeiro e dois policiais levemente feridos. A armação do teto, conhecida como “la forêt” (o bosque), a emblemática agulha, e boa parte do teto foram destruídos. A Catedral também conservava três valiosas relíquias: um pedaço da Coroa de Espinhos, uma relíquia de Santa Genoveva (que conseguiu com a oração, impedir que Átila destruísse Paris), e uma relíquia de São Dionísio, primeiro Bispo de Paris.

Segundo informações que circulam, o grande órgão haveria sofrido danos, assim como o pequeno órgão, que se encontrava sob a flecha de Notre-Dame. Também se afetou parte da fronte do transepto norte.

Valiosas relíquias estão a salvo

Como foi divulgado amplamente pelos meios de comunicação, a Coroa de Espinhos e a Túnica de São Luís de França foram retiradas ontem mesmo da Catedral. As grande rosáceas, vitrais circulares em forma de rosa não sofreram danos maiores. Os sinos, incluindo o famoso ‘Le Bourdon’ -fundido há mais de 300 anos, tampouco foram afetados.

Por ocasião da restauração que estava ocorrendo na agulha de Notre-Dame se havia retirado 16 imagens de bronze, e portanto, se salvaram das chamas. Do interior da Catedral foram retiradas uma parte das obras de arte, mas outras que eram não transportáveis nessas circunstâncias, serão restauradas no Museu do Louvre.

Balanc?o dos danos causados pelo ince?ndio na Catedral de Notre-Dame de Paris 2.jpg

Grandes doações

Após o incêndio que comoveu o mundo inteiro, grandes grupos econômicos franceses anunciaram doações por centos de milhões de euros. Os governos nacional e local também anunciaram partidas destinadas à restauração, e estão sendo organizada coletas em vários níveis. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas