Gaudium news > Sri Lanka: Mais de 290 mortos em atentados contra igrejas no Domingo de Páscoa

Sri Lanka: Mais de 290 mortos em atentados contra igrejas no Domingo de Páscoa

Sri Lanka – Colombo (Segunda-feira, 22-04-2019, Gaudium Press) Na manhã do último domingo, 21, uma série de ataques terroristas deixou pelo menos 290 mortos e cerca de 500 feridos no Sri Lanka. Os atentados ocorreram em três paróquias durante a Santa Missa de Páscoa, e em quatro hotéis de luxo.

Dentre as igrejas atacadas estão: o Santuário de Santo Antônio, localizado na capital do país, considerado um dos templos católicos mais emblemáticos do Sri Lanka; e a Igreja de São Sebastião em Negombo, cidade localizada no norte de Colombo, com um número expressivo de católicos.

Sri Lanka Mais de 290 mortos em atentados contra igrejas no Domingo de Páscoa.jpg

As explosões ocorreram de forma quase consecutiva, entre 8h45 e 9h da manhã (horário local). Nas igrejas católicas as explosões ocorreram em plena celebração da Santa Missa de Páscoa.

Apesar de, até o momento, nenhum grupo ter reivindicado a autoria dos atentados, o ministro da Defesa, Ruwan Wijewardene, assegurou que os autores dos ataques foram identificados como extremistas religiosos e pertencem a um único grupo.

Segundo o ministro da Saúde do país, Rajitha Senaratne, sete das oitos explosões foram cometidas por terroristas suicidas comandados pelo grupo islâmico radical chamado Thowheeth Jama’ath.

O Papa Francisco expressou sua tristeza pelo ataque terrorista. Durante a bênção Urbi et Orbi, o pontífice condenou os atentados. “Recebi com tristeza e dor a notícia dos graves atentados que, precisamente hoje, no dia da Páscoa, levaram luto e dor a algumas igrejas e outros locais de encontro no Sri Lanka. Desejo manifestar minha afetuosa proximidade à comunidade cristã, atingida enquanto estava reunida em oração e a todas as vítimas de tão cruel violência. Confio ao Senhor os que morreram tragicamente e rezo pelos feridos e por todos aqueles que sofrem por causa deste acontecimento dramático”, lamentou.

Já o Cardeal Malcolm Ranjith, Arcebispo de Colombo, manifestou seu pesar pelas vítimas, convidando os fiéis a rezarem pelo país e pedindo uma sólida e imparcial investigação sobre o caso. O purpurado também exortou os cidadãos locais a dirigirem-se aos ambulatórios para doar sangue e aos médicos de folga, que voltem ao serviço para salvarem ao menos uma vida.

Um histórico de terror

Esta não é a primeira vez que os católicos do país são atacados durante a Semana Santa. No dia 9 de abril de 2017, em pleno domingo de Ramos, 30 pessoas foram assassinadas e 70 ficaram feridas em um ataque suicida à Igreja copta de Tanta (Egito). Outro atentado suicida ocorreu contra a igreja de São Marcos no distrito de Manshyia em Alexandria, deixando 16 mortos e 66 feridos.

No dia 27 de março de 2016, Domingo de Páscoa, 75 pessoas foram assassinadas e outras 340 ficaram feridas no atentado suicida contra o parque Gulshan-e-Iqbal, em Lahore (Paquistão), onde os católicos celebravam a Ressurreição de Cristo.

Em 02 de abril de 2015, Quinta-feira Santa, terroristas muçulmanos ingressaram na Universidade de Garissa, no Quênia, e assassinaram 148 estudantes cristãos, deixando mais de 70 feridos. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas