Gaudium news > A ressurreição do Senhor: a maior prova da divindade

A ressurreição do Senhor: a maior prova da divindade

Redação (Segunda-feira, 22-04-2019, Gaudium Press) Nunca ninguém profetizou seu próprio retorno à vida terrena. Menos ainda, aconteceu de alguém operar por seu próprio poder esse milagre tão acima da natureza criada.

A ressurreição do Senhor-a maior prova da divindade-foto magnificat.jpg

Nosso Senhor Jesus Cristo ressuscitou, porque não era apenas homem, mas também Deus.

A morte de Cristo consistiu na separação da alma e do corpo, como na morte dos outros seres humanos. Mas a divindade estava de tal modo ligada ao homem Cristo, que, apesar da alma e do corpo terem se separado, a própria divindade sempre esteve unida ao corpo e à alma de um modo perfeitíssimo. É necessário, pois, que creiamos não apenas que Ele se fez homem e que morreu para nossa Redenção, bem como que ressurgiu dos mortos.

São Tomás de Aquino completa: …e a divindade do Verbo jamais se separou nem da sua alma, nem do seu corpo. Por isso, o corpo reassumia a alma e o corpo, quando queria!

Quando professamos a nossa fé, rezando no Credo, ressuscitou … e não, foi ressuscitado, como se o fosse por outro, é porque Jesus Cristo por sua própria força entregou a alma, reassumindo-a também, por força própria! Então, podemos ler nos Salmo 3, 6:
“adormeci, e estive sepultado no sono e levantei-me.”

Outra diferença ainda entre a Ressurreição de Cristo e a dos outros, é devido ao tipo de vida para a qual o morto ressuscitou.

Quando Lázaro, por exemplo, foi ressuscitado, retornou para a mesma vida de antes – vida terrena e corruptível -,ao passo que Cristo ressuscitou para vida gloriosa e incorruptível. (1)

Ao contemplarmos com júbilo o triunfo de Jesus Cristo ressuscitado, juntemo-nos à Nossa Senhora, aos Apóstolos, aos Anjos,com toda a Igreja transbordando de alegria Pascal…

 

Oração:

Ó Senhor Jesus que na verdade ressuscitastes; é certíssimo que sois o Deus todo-poderoso, pois um homem morto não pode ressuscitar-se; e que só Deus, que dispõe da vida e da morte, é capaz de semelhante prodígio.

Vossa Ressurreição gloriosa garante a nossa fé, porque se Jesus é Deus, divina é a Sua Religião, divino é o Evangelho, divina é a Igreja que fundou sobre a rocha de São Pedro.

Seguindo a luz de minha fé, guia infalível, fazendo os sacrifícios que ela me pede, sei que é nada disso em vão, porque “Jesus Cristo, minha esperança, ressuscitou! Aleluia!”(2)

Ó Coração de Maria, restituído à alegria pela Ressurreição de Jesus! Rogai por nós !

Por Monsenhor João Clá Dias, EP

(Excertos, in “Revista Arautos do Evangelho”, nº 4 – abril 2002)

 

………………………………………………………

(1) Exposição sobre o Credo – Santo Tomás de Aquino- Ed. Loyola, 2a.edição, págs.54-55

(2) Meditações – M.Hamon , Lello & Irmãos Editores- Porto, Tomo II, págs. 250-251

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas