Gaudium news > Retiro para Escritores Católicos é promovido nos EUA

Retiro para Escritores Católicos é promovido nos EUA

Estados Unidos – Nova Jersey (Segunda-feira, 15-04-2019, Gaudium Press) O Padre Peter Stravinskas, membro da Sociedade Sacerdotal do Beato John Henry Newman nos Estados Unidos, ministrará um Retiro para Escritores Católicos entre os dias 07 a 09 de junho na Universidade Seton Hall. O retiro busca orientar os profissionais a oferecerem uma perspectiva católica em seus escritos inclusive quando os temas religiosos não sejam abordados explicitamente.

Retiro para Escritores Católicos é promovido nos EUA.jpg

“Um escritor católico tem uma visão de mundo única”, destacou o sacerdote em diálogo com Catholic News Service. “Existe uma perspectiva católica sobre a ética, inclusive sobre os valores seculares”. Por este motivo o convite se estende não apenas à novelistas ou escritores de livros de não-ficção, mas também a jornalistas e poetas.

Como exemplo do que significa ser um autor católico na época atual, o Padre Stravinskas propôs a figura de G. K. Chesterton, um escritor que levou sua visão católica à academia inclusive antes de sua conversão ao catolicismo, destacando-se em revistas seculares. Para o presbítero, um dos principais problemas dos católicos é sua ausência na esfera pública, o que permite que o vazio seja preenchido com noções erradas da Fé.

“Temos que ser mais proativos como católicos”, indicou o sacerdote. “Nossa gente deveria estar escrevendo histórias boas e edificantes”. A participação dos católicos permitiria ver realidades pouco destacadas, como o fato de que as escolas católicas frequentemente têm listas de espera por sua qualidade e valores, enquanto que somente se conhecem as notícias de fechamentos ou problemas. Entretanto, relatou, países como o Quênia contam com meios seculares com artigos que inclusive tratam temas de teologia acertadamente, algo que contrasta com a realidade do Ocidente. “Eles (os meios) não podem sequer usar os termos corretos”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas