Gaudium news > CNBB finaliza preparativos para Assembleia Geral

CNBB finaliza preparativos para Assembleia Geral

São Paulo – Aparecida (Segunda-feira, 15-04-2019, Gaudium Press) Entre os dias 1º a 10 de maio, ocorrerá no Santuário Nacional de Aparecida a 57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O objetivo principal do encontro será o de atualizar as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) para o período de 2019 a 2022. Além disso, a assembleia também definirá a nova presidência, vice-presidência e secretaria geral da CNBB para o próximo quadriênio.

CNBB finaliza preparativos para Assembleia Geral.jpg

O processo eleitoral da CNBB ocorrerá somente depois da definição das novas diretrizes, pois a Conferência dos Bispos considera importante uma profunda reflexão e avaliação sobre o momento em que a Igreja vive no Brasil, considerando que isso também pode contribuir para uma melhor discussão das diretrizes, bem como na escolha dos bispos que devem animar a Conferência no próximo quadriênio.

Regularmente as Diretrizes Gerais são renovadas pelos Bispos no início de cada mandato, passando por um longo processo de preparação que é percorrido por uma comissão especial. Para este ano de 2019, os trabalhos terão a coordenação de Dom José Belisário, Arcebispo de São Luís (Maranhão), que terá como ponto de partida as contribuições oferecidas pelo conjunto do episcopado na 56ª Assembleia Geral, realizada no ano de 2018.

Dom Belisário recorda que a atuação da Igreja no mundo urbano, conforme já amadurecido pelos Bispos do Brasil, é o foco do documento. “O texto reforça que vivemos uma cultura urbana, com predominância no país das grandes cidades”, conclui. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas