Gaudium news > Sri Lanka: apoio, solidariedade geral para com a Igreja Católica

Sri Lanka: apoio, solidariedade geral para com a Igreja Católica

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 23-04-2019, Gaudium Press) Circulam rumores de que no Sri Lanka os alarmes de possibilidades de atentados contra Igrejas tenham sido ignorados pelas autoridades locais.

Algumas declarações alimentam esses rumores dando-lhes credibilidade: o chefe da polícia do Sri Lanka, Pujuth Jayasundara, declarou que foi emitido um aviso de inteligência para altos funcionários há 10 dias, alertando que agressores suicidas estavam planejando atingir “igrejas importantes” no país.

“Uma agência de inteligência estrangeira informou que os terroristas do grupo muçulmano radical “National Thowheeth Jama’ath” (Ntj) estavam planejando cometer ataques suicidas contra igrejas proeminentes”, revelou o chefe da polícia.

O primeiro-ministro Ranil Wickremesing reconheceu que “as informações existiam” e que uma investigação examinará “por que precauções adequadas não foram tomadas”…

De certo, mesmo, o que se tem é que repercute em todo o mundo o atentado religioso-terrorista perpetrado contra Igrejas Católicas no Sri Lanka realizados numa ocasião escolhida com cuidado e minucias pelos autores: as comemorações religiosas da Páscoa, no último domingo.

Núncio Apostólico no Sri Lanka

Em entrevista ao Vatican News, o Núncio Apostólico em Sri Lanka, Dom Pierre Nguyên Van Tot, agradeceu as mensagens de solidariedade enviadas à Nunciatura Apostólica e pediu que as comunidades católicas de todo o mundo continuem rezando pelo país, pelas vítimas dos atentados e por seus familiares.

Conferências Episcopais da Ásia

O presidente da Federação das Conferências Episcopais da Ásia (FABC) cardeal Charles Maung Bo, arcebispo de Rangum, Mianmar, enviou uma carta de solidariedade e condolências ao cardeal Ranjith, arcebispo de Colombo, depois dos ataques que abalaram a nação.

Cardeal Charles Maung Bo-foto Gaudium Press.jpg

Na carta, segundo a Agência Fides, o card. Bo declarou:
“Permitam-me expressar minha sincera angústia por esta tragédia que colocou a dura prova milhões de vidas humanas inocentes, precisamente no dia em que celebramos no mundo a vitória da vida e do bem sobre a morte e o mal”.

O cardeal de Mianmar ofereceu seu apoio fraterno dizendo:
“Enquanto ofereço minhas humildes orações por todas as vítimas desta violência sem sentido, rezo também pelos doadores, voluntários e socorristas. Devemos implorar ao Senhor misericordioso ressuscitado, o Príncipe da esperança e da paz, que ajude todas as pessoas de boa vontade para que possam contribuir a aliviar o clima de medo e suspeita que surgiu depois das explosões”, exortou o cardeal.

O Cardeal que preside a reunião das 19 Conferências Episcopais da Ásia concluiu a sua carta dizendo:

“Envio também as orações dos meus irmãos bispos e fiéis de todos os países membros do FABC”.

Dia Nacional do Luto, iniciam-se os funerais

Esta terça feira foi declarada como sendo dia de luto nacional no Sri Lanka em memória das vítimas.
Hoje foram iniciados os enterros dos mortos no atentado.

Já chega 40 o número de pessoas presas como suspeitas e soldados fortemente armados controlam a área fora dos grandes hotéis e o World Trade Center no distrito empresarial.

Os católicos no Sri Lanka

No Sri Lanka existem cerca de 1,5 milhões de cristãos, segundo o censo de 2012: a grande maioria deles é católica de rito romano.

A minoria cristã do Sri Lanka – cerca de 7% da população de 21 milhões de pessoas – foi vítima de alguns episódios esporádicos de violência no passado, mas nunca com um efeito tão brutal, disse à Fides Maline Fernando uma leiga católica…

A religião majoritária no país é o budismo, com cerca de 70,2% da população.
De acordo com o censo mais recente os hindus e muçulmanos representam 12,6% e 9,7% da população, respectivamente.

Perseguição aos cristãos

Uma violência étnico-religiosa assolou o Sri Lanka durante décadas, num conflito civil que durou 37 anos.

Nos anos que se seguiram ao fim da guerra civil, houve alguma violência esporádica entre budista e muçulmanos. Contudo, por causa dessas violências, foi necessário ser estabelecido um estado de emergência em março de 2018.

Até agora, a comunidade católica havia permanecido relativamente ilesa.

Francisco e a ONU

Na Segunda-feira, o Papa Francisco. durante a oração do Regina Coeli, na Praça São Pedro, pediu que “todos condenem esses atos terroristas, atos desumanos, nunca justificáveis”.

Como resposta, dentro de sua laicidade própria, os membros do Conselho de Segurança da ONU “condenaram com veemência a série de atentados terroristas atrozes e covardes” no Sri Lanka.

Os quinze membros do Conselho “reiteraram que o terrorismo, em todas as manifestações, constitui uma das mais graves ameaças à paz e à segurança internacionais”, “qualquer ato de terrorismo é criminoso e injustificável, independentemente da sua motivação”.

e que “os Estados devem combater com todos os meios, em conformidade com a Carta das Nações Unidas, as ameaças à paz e à segurança internacionais causadas por tais ações”.

(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas