Gaudium news > Obras completas de Bento XVI são lançadas no Brasil pelo Cardeal Müller

Obras completas de Bento XVI são lançadas no Brasil pelo Cardeal Müller

São Paulo (Quarta-feira, 24-04-2019, Gaudium Press) O Cardeal Gerhard Müller, ex-Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, chega ao Brasil nesta semana para participar do lançamento do primeiro volume da opera omnia do Papa emérito Bento XVI.

Cardeal Müller lançará obras completas de Bento XVI no Brasil.jpg

Intitulado como “Teologia da Liturgia. O Fundamento Sacramental da Existência Cristã”, o livro, que traz toda a obra teológica de Joseph Ratzinger, foi traduzida recentemente para o português.

Em sua passagem por São Paulo, uma das quatro cidades que visitará, o purpurado participará de dois encontros. O primeiro, de caráter mais acadêmico, será na Faculdade de Teologia-PUC-SP, no dia 26 de abril, às 09h. Já o segundo, que será voltado para leigos e religiosos, ocorrerá no sábado, 27, às 15h, no auditório do Mosteiro de São Bento.

Por fim, no dia 28, domingo, o purpurado presidirá uma Celebração Eucarística na Catedral da Sé. Esta Santa Missa será concelebrada pelo Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, além de outros Bispos e sacerdotes da Arquidiocese.

Opera Omnia

A Opera Omnia de Bento XVI é constituída por 16 tomos. O primeiro é a tese de licenciatura de Joseph Ratzinger sobre “A doutrina agostiniana da Igreja” e com outros escritos sobre Santo Agostinho. Já o segundo tomo recolhe os escritos do Papa Emérito sobre São Boaventura.

O terceiro tomo, traz a conferência que Ratzinger ministrou em Bonn no ano de 1959 sobre “O Deus da fé e o Deus dos filósofos”, além de incluir todos os textos sobre fé e razão e suas reflexões sobre os fundamentos históricos-ideais da Europa. Já o quarto tomo apresenta a Introdução ao Cristianismo (1968) e reúne textos sobre Fé, Batismo e conversão.

Do quinto ao décimo segundo tomos são reunidos textos sobre teologia sistemática. O quinto apresenta textos sobre a Doutrina da Criação, Antropologia e Doutrina da Graça; o sexto parte do livro Jesus de Nazaré e recolhe todos os estudos de argumento cristão.

O sétimo inclui textos da fase preparatória do Concílio Vaticano II e o oitavo, sobre ecumenismo e outros escritos eclesiásticos. O nono recolhe os textos de Ratzinger em matéria de Gnose Teológica e Hermenêutica, assim como seus estudos sobre Escrituras, Revelação e Tradição.

O décimo tomo é aberto com “Escatologia” (1977), único manual dogmático teológico de Ratzinger até agora publicado. O décimo primeiro inclui a Teologia da Liturgia e o décimo segundo recolhe textos sobre os sacramentos e serviço espiritual.

O décimo terceiro recolhe as numerosas entrevistas de Joseph Ratzinger; o décimo quarto, as homilias. O décimo quinto parte da autobiografia “Minha vida” e inclui outros textos de caráter biográfico e o último, uma bibliografia completa das obras do Papa Emérito. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas