Gaudium news > Papa, dirigindo-se aos surdos: "Deus se sente com a fé, não com os ouvidos"

Papa, dirigindo-se aos surdos: "Deus se sente com a fé, não com os ouvidos"

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 25-04-2019, Gaudium Press) Nesta quinta-feira, 25 de abril, concluindo uma série de audiências, o Papa Francisco recebeu os membros da Federação Italiana das Associações de Surdos.

Papa, dirigindo-se aos surdos-Deus se sente com a fé, não com os ouvidos. Foto ACIPrensa.jpg

Fragilidade e Preconceito

Dirigindo-se aos que lá estavam presentes, Francisco foi bastante claro ao afirmar que “As pessoas surdas vivem inevitavelmente uma condição de fragilidade; e isto faz parte da vida e se pode aceitar positivamente.

O que, ao invés, não se pode aceitar é que essas pessoas e suas famílias vivam situações de preconceito, às vezes inclusive dentro da própria comunidade cristã”.

Foi então que Francisco recordou que as cidades e as paróquias são chamadas a superar sempre mais as barreiras que não permitem colher plenamente a potencialidade das diversidades.

Ajudar as pessoas que não “ouvem” a voz de Deus

Francisco afirmou que os surdos são um dom na Igreja e sua presença pode representar um recurso e uma ocasião de evangelização.

” A presença de Deus não se percebe com os ouvidos, mas com a fé; portanto, eu os encorajo a reavivar a sua fé para sentir sempre mais a proximidade de Deus, cuja voz ressoa no coração de cada um e todos podemos ouvi-la.

Assim, vocês poderão ajudar as pessoas que não “ouvem” a voz de Deus a estarem mais atentas a ela.
Esta é uma significativa contribuição que as pessoas surdas podem dar à vitalidade da Igreja. “

Peculiar contribuição à sociedade

O Papa alargou o seu discurso procurando dirigir-se aos surdos não só da Itália, mas do mundo.

“Rezo por vocês para que possam levar sua peculiar contribuição à sociedade, sendo capazes de um olhar profético, capazes de acompanhar processos de compartilha e inclusão, capazes de cooperar para a revolução da ternura e da proximidade.”

(JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas