Gaudium news > Primeira Missa no Brasil completa 519 anos hoje

Primeira Missa no Brasil completa 519 anos hoje

Bahia – Eunápolis (Sexta-feira, 26-04-2019, Gaudium Press) Há 519 anos foi celebrada a primeira Missa em território brasileiro. Foi exatamente no dia 26 de abril de 1500, oitava de Páscoa, quatro dias após a chegada dos portugueses ao Brasil, que o Frei Henrique de Coimbra presidiu aquela importante Celebração Eucarística.

A primeira Missa no Brasil foi celebrada em Coroa Vermelha, município de Santa Cruz Cabrália, litoral sul da Bahia, território da Diocese de Eunápolis (BA).

Registros históricos relatam que após a celebração o escrivão Pero Vaz de Caminha escreveu uma carta ao rei dom Manuel na qual descreveu que a Missa foi celebrada em “altar mui bem arranjado” e que “foi ouvida por todos com muito prazer e devoção”.

Primeira Missa no Brasil completa 519 anos hoje.jpg

Em 1861, o ato foi registrado pelo pintor catarinense Victor Meirelles de Lima no quadro intitulado “A Primeira Missa no Brasil”, uma das mais famosas representações daquele momento histórico em nosso país.

Para recordar esse ato, anualmente a Diocese de Eunápolis reúne todas as suas paróquias e comunidades, em Coroa Vermelha, para celebrar uma Santa Missa no lugar onde fica o marco histórico.

“Para nós, a Santa Missa dos 519 anos, como todas as anteriores desde aquela primeira, nos faz lembrar da nossa Fé, da nossa participação e vivência da nossa vida cristã”, afirmou Dom José Edson Santana Oliveira, Bispo Diocesano de Eunápolis.

O prelado ressaltou que “celebrar hoje, a mesma Eucaristia, munido pela mesma Fé e congregado pelo mesmo amor de ser Igreja de Deus, nos faz partícipes dessa comunhão universal e perene”.

O Bispo disse ainda que os missionários portugueses trouxeram a grande riqueza da Fé Cristã ao nosso país. Entretanto, os séculos se passaram e, hoje, o Brasil é o país com o maior número de católicos batizados no mundo.

“Celebramos a importância do reconhecimento de que a Igreja Católica esteve presente desde o início, que a Cruz de Cristo não é um instrumento de opressão, é um sinal de redenção da humanidade. O Evangelho de Cristo, a Eucaristia, a Cruz de Nosso Senhor e a devoção sempre crescente em Maria, Nossa Senhora da Esperança”, concluiu. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas