Gaudium news > O Latim é importante para a Igreja Católica?

O Latim é importante para a Igreja Católica?

Redação (Quinta-feira, 25-04-2019, Gaudium Press) O latim é considerado por muitos como uma língua morta. Mas não é assim que a Igreja Católica vê esse idioma. Prova disso é a preocupação dela em manter esse idioma cada vez mais vivo. Esse esforço da Igreja em promover o latim tem vários motivos.

Um deles é o fato do latim ser a língua oficial da Igreja. “No Vaticano alguns dos mais importantes documentos emitidos pelo Papa e pela Santa Sé estão oficialmente escritos em latim”, explica o Padre Roberto Spataro, secretário da Pontifícia Academia de Latinidade.

O Latim é importante para a Igreja Católica.jpg

Além disso, a Vulgata, versão padrão da Bíblia utilizada no catolicismo, é escrita toda em latim. Fruto de um longo trabalho por parte de São Jerônimo.

Outro motivo é o fato de que através do latim é possível entrar em contato com o vasto patrimônio da Igreja construído ao longo dos séculos e descobrir que, durante muito tempo, este idioma foi uma ponte de diálogo entre a Fé e a razão.

Também podemos constatar a importância do latim na Igreja através da existência da conta do Papa @Pontifex_ln neste idioma no Twitter.

A Igreja Católica mantem um concurso no qual um dos requisitos é o uso do latim. Intitulado como Prêmio das Pontifícias Academias, o evento é realizado anualmente, sendo patrocinado pelo Pontifício Conselho para a Cultura e pela Pontifícia Academia de Latinidade, fundada em 2012 pelo Papa Bento XVI, através do motu proprio Latina Lingua, que garante a importância de estudar e preservar o latim. Através deste documento, o Pontífice quis inspirar a Igreja a não se esquecer que o latim é a chave para um imenso tesouro de sabedoria e conhecimento.

As características do Latim

No ano de 1962, o Papa João XXIII publicou a Constituição Apostólica Sapientia Veterum, na qual declarou de forma solene que o latim possui três características distintivas que fazem deste idioma a linguagem legítima para a Igreja Católica Romana.

Da mesma forma que a Igreja é por natureza “católica” ou “universal”, a língua latina também é internacional, pois não pertence a nenhum país ou lugar; além disso, como não é mais uma língua viva, também é imutável.

Estas características tornam o Latim perfeito para avaliações dogmáticas e litúrgicas, uma vez que essa atividade intelectual requer uma linguagem lúcida que não tenha espaço para ambiguidades na expressão. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas