Gaudium news > Ordenação Diaconal na Catedral Cristo Rei, em Belo Horizonte

Ordenação Diaconal na Catedral Cristo Rei, em Belo Horizonte

Belo Horizonte MG (Sexta-feira, 26-04-2019, Gaudium Press) A Arquidiocese de Belo Horizonte celebra nesse sábado, 27 de abril, às 9h30, a Ordenação Diaconal dos seminaristas Emanuel Castro Costa, Fernando Lima Almeida, Lucas Moreira Reis e Ricardo de Paula Vieira.

Ordenação Diaconal na Catedral Cristo Rei, em Belo Horizonte.jpg

A Ordenação Diaconal será realizada na Catedral Cristo Rei e a celebração será presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Walmor Oliveira de Azevedo.

Diácono transitório

O diácono transitório é aquele que recebe o Sacramento da Ordem no seu primeiro grau, o de diaconato para, depois, receber o segundo grau e tornar-se, então, sacerdote.

Diaconato, portanto, é o primeiro grau do Sacramento da Ordem.

Os outros dois são o presbiterato e o episcopado. Diáconos, presbíteros e bispos compõem a hierarquia da Igreja.

Na ordenação dos diáconos transitórios, as mãos lhes são impostas para o ministério e não para o sacerdócio. Com a ordenação o diácono deixa sua condição de leigo e passa a fazer parte do clero.

Esse Sacramento imprime caráter, e o diácono torna-se diácono por toda a eternidade. Não há como retroceder, não existe volta atrás.

O diácono transitório recebe o Sacramento da Ordem para depois receber o segundo grau do sacramento que o tornará presbítero, ou padre, conforme costumamos dizer.

Já o diácono permanente não ascende ao grau superior. Fica diácono permanentemente. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas