Gaudium news > Catedral de Milão inicia campanha para restauração de seu órgão

Catedral de Milão inicia campanha para restauração de seu órgão

Itália – Milão (Segunda-feira, 29-04-2019, Gaudium Press) A Catedral de Milão iniciou os trabalhos de restauração de seu Órgão, o maior da Itália e um dos maiores do mundo. Para isso lançou a campanha intitulada “15.800 notas para a Duomo”, que consiste na coleta de fundos que permitirão a realização dos trabalhos que terão uma duração de três anos, segundo indica a Arquidiocese de Milão em nota de imprensa.

Catedral de Milão inicia campanha para restauração de seu órgão.jpg

“O futuro de uma extraordinária obra mestra da arte e da mecânica está em risco (…) Um gigante tecnológico de enorme complexidade: com 15.800 barras -a mais alta mede mais de nove metros, enquanto que a menor mede poucos centímetros- e 180 registros, o órgão de Milão é o maior da Itália e um dos quinze maiores instrumentos do mundo (…) No entanto, a poeira, a oxidação e outros fatores de degradação ameaçam o futuro do instrumento: o órgão da Catedral de Milão necessita hoje uma intervenção delicada e urgente”, é o chamado que se faz a partir da Duomo de Milão através da campanha.

Na Catedral, dentro do presbitério, já se colocou os andaimes para iniciar os trabalhos de restauração que consiste em um completo projeto que incluirá as partes mecânicas do instrumento, assim como as áreas de madeira e ornamentais do mesmo, entre elas estão as grandes portas pintadas com cenas do Novo e do Antigo Testamento, que foram realizadas entre os séculos XVI e XVII por artistas como Camillo Procaccini e Giuseppe Meda.

A intervenção mais urgente, que começará na segunda metade deste 2019, tem por objetivo salvaguardar o correto funcionamento das peças eletromecânicas.

Este trabalho será confiado ao Departamento de Construção da Catedral. Já para a restauração das áreas decorativas, que necessitarão de um esforço adicional, se solicitará a participação dos fiéis que queiram oferecer seu apoio para resgatar o órgão.

Segundo se detalhou desde a Duomo de Milão, o custo total da intervenção superará o milhão de euros. Por esta razão a Venerável Fábrica lançou esta campanha que busca a arrecadação de fundos para apoiar o trabalho de restauração, “apelando aqueles que queiram seguir escrevendo a grande melodia da Duomo dando nova voz ao instrumento”.

A doação consiste em uma soma igual ou superior a 50 euros. Os que participaram poderão fazer parte do Registro da Venerada Fábrica de Doadores, com a possibilidade de receber convites para participar nos concertos de órgão da Catedral.

O instrumento foi construído em 1938 pelas companhias Mascioni di Cuvio e Tamburini di Crema, e foi restaurado em 1986 no presbitério pela empresa Tamburini, sendo reinaugurado no dia 08 de setembro com um concerto oferecido por Luigi Benedetti, que era, naquele então, o organista titular do templo. Desde o ano 2005 o organista titular da Catedral de Milão é Emanuele Carlo Vianelli.

O órgão é composto por 15.800 tubos e consta de cinco corpos: o grande órgão do lado norte e sul, o lado norte positivo e recitativo, solo e eco lado sul, e coral ao piano no altar. Conta ainda com cinco consoles: o principal possui cinco teclados, o do lado do altar, três; e o console coral, dois teclados. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas