Gaudium news > São Pio V

São Pio V

Redação (Terça-feira, 30-04-2019, Gaudium Press) A Igreja Católica comemora no dia de hoje, 30 de abril a festa de São Pio V, Papa.

Este pastor italiano que deixou no campo suas ovelhas tornou-se um pontífice extraordinário: renovou o clero e a liturgia da Missa e salvou a Igreja e o continente europeu da invasão muçulmana na memorável Batalha de Lepanto, tendo o auxílio efetivo da Santíssima Virgem do Rosário.

S. Pio V2.jpg

Da infância até ser Papa

O Papa Pio V tinha o nome de Antônio Chislieri. Ele nasceu em Bosco, na Itália, no ano de 1504.

Por causa da pobreza de seus pais, quando ainda muito jovem tinha como trabalho cuidar de ovelhas no campo.

Foi uma família generosa que pagou os estudos de Antônio. Por isso ele pode estudar com os dominicanos e chegou a ser religioso na ordem de São Domingos.

Foi nomeado para cargos importantes dentro de sua comunidade até que o Papa o nomeou Bispo e, em seguida, para o tribunal da Inquisição.

Ele percorria a pé os povoados, alertando os fiéis dos erros dos protestantes e luteranos.

Em várias ocasiões quiseram mata-lo, mas isto não foi motivo para que ele deixasse de pregar o Evangelho, anunciando a verdade.

O Papa o criou Cardeal e o entregou a direção da Igreja em defesa da reta doutrina. Ele tornou-se inquisidor mor.

Quando o Papa Pio IV morreu, São Carlos Borromeo disse aos Cardeais que o mais apropriado para o ministério petrino era o Cardeal Antonio Chislieri, por isso, foi eleito Papa, tomando o nome de Pio V.

Era edificante a grande devoção à Eucaristia, à Virgem Maria e à recitação diária do rosário por ele recomendada a todos.

Nas procissões do Santíssimo Sacramento, percorria as ruas de Roma a pé e com grande piedade e devoção.

Ordenou que bispos e párocos vivessem no local para onde tinham sido nomeados, a fim de que não descuidassem dos fiéis.

Publicou um novo missal e uma nova edição da Liturgia das Horas, bem como um novo catecismo.

Lepanto

Os muçulmanos ameaçavam invadir a Europa e acabar com a religião católica. Eles saíam da Turquia, matando as populações católicas e anunciando que a Basílica de São Pedro seria o estábulo para os seus cavalos.

Os rei da época não queriam enfrentá-los os maometanos.

O Papa buscou a ajuda de líderes europeus e organizou uma grande esquadra naval. 

Antes do início dos combates, ele pediu que todos os combatentes fossem à batalha tendo antes se confessado e comungado na Missa.

Quando os combatentes partiram para a batalha, o Santo percorria om os fiéis romanos as ruas descalços e rezando o Rosário.

A superioridade do exército muçulmano era evidente e eles surgiram diante do exército católico em um golfo, situado perto da Grécia cujo nome era Lepanto.

A superioridade dos turcos não intimidou os combatentes católicos e os comandantes da esquadra e seus soldados passaram a rezar o rosário antes de iniciar a batalha. Era o dia 7 de outubro de 1571.

O combate começou com vantagem nítida para os muçulmanos. Contudo, o vento que lhe era favorável, inexplicavelmente, mudou de direção e soprava favorecendo o avanço dos católicos.

Os cristãos se lançaram ao ataque e obrigaram os muçulmanos a recuar.

São Pio, em Roma, sem ter meios de receber notícias do que acontecia longe da Cidade Eterna, olhou pela janela e disse aos Cardeais que o acompanhavam na oração:

“Vamos nos dedicar a dar graças a Deus e à Virgem Santíssima, porque conseguimos a vitória”.

Auxilium Christianorum

Em agradecimento Pio V ordenou que todo dia 7 de outubro fosse celebrada a festa de Nossa Senhora do Rosário e que nas ladainhas fosse incluída a jaculatória “Maria, Auxílio dos Cristãos, rogai por nós”, em reconhecimento à Virgem pela intercessão dela pra a vitória ser obtida.

Antônio Chislieri faleceu enquanto Papa Pio V, em 1º de maio de 1572, com 68 anos.

Com a certeza de que ele encontrava-se na Casa do Pai, os fiéis passam a chama-lo de São Pio V, Papa. (JSG)

 

Saõ Pio V.png

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas