Gaudium news > Igreja dedicada a Santo Antônio é elevada a Santuário nas Filipinas

Igreja dedicada a Santo Antônio é elevada a Santuário nas Filipinas

Filipinas – Pila (Quinta-feira, 02-05-2019, Gaudium Press) Através de uma Santa Missa, presidida pelo Arcebispo de Davao e presidente da Conferência Episcopal das Filipinas (CBCP), Dom Rómulo Geolina Valles, a antiga igreja de Santo Antônio de Pádua em Pila, Filipinas, foi elevada à Santuário Nacional.

Igreja dedicada a Santo Antônio é elevada a Santuário nas Filipinas 1.jpg

O templo se tornou o primeiro Santuário da Diocese e o 25º das Filipinas. A cerimônia foi concelebrada por Dom Gabriele Giordano Caccia, Núncio apostólico nas Filipinas e Dom Malayo Famadico, Bispo local. A celebração contou também com a presença de mais de 2 mil devotos, entre os quais se encontravam sacerdotes, religiosas, funcionários do governo e fiéis.

Durante a homilia, Dom Valles leu a mensagem enviada pelo Papa Francisco, na qual o Pontífice manifesta seu desejo de que os devotos “possam ser todos renovados em seu amor por Cristo” e que o Santuário seja “realmente um lugar sagrado, onde o sedento venha beber em meio de sua viagem e seja centro de uma constante presença missionária”.

A elevação da igreja de Santo Antônio à Santuário Nacional atende ao pedido aprovado de forma unânime pelos Bispos filipinos. De acordo com o Padre Edwin Lusterio, sacerdote da Diocese, este reconhecimento é “antes de tudo uma honra, mas ao mesmo tempo uma grande responsabilidade para os devotos”.

Igreja dedicada a Santo Antônio é elevada a Santuário nas Filipinas 2.jpg

“Os fiéis estão muito felizes e consciente que de agora em diante deveremos fazer muito mais para promover a devoção, o catecismo e a atenção pastoral dos pobres. Esta deve ser nossa contribuição à missão da Igreja. O compromisso não deve se limitar à província de Laguna, mas se estende à todas as paróquias das Filipinas”, ressaltou o Padre Lusterio.

Iniciada em Pila, a devoção dos filipinos ao Santo português cresceu com o tempo, sendo alimentada por muitas graças e milagres obtidos por sua intercessão. O novo santuário recebe semanalmente entre 500 a 1 mil devotos, que se unem aos cerca de 3 mil fiéis que participam das Missas das primeiras terças-feiras de cada mês. Por ano, o templo recebe quase 100 mil visitas.

Igreja dedicada a Santo Antônio é elevada a Santuário nas Filipinas 3.jpg

A igreja de Santo Antônio em Pila foi inaugurada no ano de 1581, sendo a primeira da Ásia a ser dedicada ao santo português. No novo santuário, os fiéis podem, além de receber inúmeras graças espirituais, participar de diversos programas sociais. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas