Gaudium news > Sri Lanka: depois dos atentados, Missas voltam a ser celebradas

Sri Lanka: depois dos atentados, Missas voltam a ser celebradas

Colombo – Sri Lanka (Sexta-feira, 03-05-2019, Gaudium Press) Desde os ataques terroristas que ensanguentaram o Sri Lanka no Domingo de Páscoa, o país encontra-se em estado de alerta.

Sri Lanka- depois dos atentados, Missas voltam a ser celebradas-foto Santuário da Lapa.jpg

O perigo está presente em todos os ambientes e o medo pode ser visto em todos os rostos. A vigilância continua sendo fundamental para uma população que sente o inimigo rondar, mas não o vê, não o conhece.

A comunidade de cristãos foi praticamente a única atingida pelos atentados religioso-terroristas. Depois de contar as quase 300 mortes e mais de 500 feridos, além de destruições de Igrejas, a comunidade de católicos ressurge, apesar da forte tensão que ainda persiste por todos os lados.

5 de maio: Missas voltam a ser celebradas

Debaixo de uma tensão que permanece elevada, o cardeal Malcon Ranjith, arcebispo de Colombo, anunciou para 5 de maio próximo a reabertura das igrejas para as celebrações:

“Iniciaremos com poucas Missas – explicou – e veremos se poderemos aumentar seu número pouco a pouco. Tudo dependerá dos desdobramentos da situação”.

Pela primeira vez em suas vidas, os católicos de Sri Lanka assistiram à Missa pela televisão no último domingo, o anúncio da retomada das celebrações litúrgicas representa uma esperança de retorno à normalidade para os fiéis cristãos.

Esperança de retorno à normalidade para os cristãos

A proibição de entrada em todos os locais de culto cristão havia sido anunciada pelos próprios líderes eclesiásticos, como forma de precaução.

Pouco mais de uma semana depois dos massacres no Domingo de Páscoa, o cardeal Malcolm Ranjith convocou uma coletiva de imprensa para denunciar todas as ineficiências do governo.

No final, um apelo do Cardeal:

“Apliquem a lei sem medo ou favoritismo, e não deixem aberta a possibilidade de que a justiça seja feita por si só”. (JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas