Gaudium news > Sacerdote recorda que o trabalho glorifica a Deus

Sacerdote recorda que o trabalho glorifica a Deus

Costa do Marfim – Kara (Sexta-feira, 03-05-2019, Gaudium Press) O Padre Donald Zagore, Teólogo da Sociedade de Missões Africanas de Togo na Costa do Marfim, comentou sobre a necessidade de avançar na África para uma “espiritualidade do trabalho” por ocasião da festa de São José Operário, celebrada na Igreja Universal no dia 1º de maio. O presbítero afirmou que esta espiritualidade expressaria “o plano e a visão que Deus queria para o trabalho e o trabalhador”.

Sacerdote recorda que o trabalho glorifica a Deus.jpg

“É certo que o trabalho nutre e enriquece, também é certo que enobrece e liberta mas, sobretudo, glorifica a Deus”, comentou o teólogo em diálogo com a Agência Fides. “O trabalho é um sinal da obediência do homem a Deus”. O sacerdote explicou que a essência do trabalho no Evangelho não se encontra centrada na riqueza, na eficiência ou na produção, mas no “amor de Deus, ao próximo e à criação”.

O Padre Zagore comentou que a espiritualidade católica devolve a dignidade ao homem e o livra da exploração, inclusive a que se apresenta com rosto religioso como a promovida pelas seitas. “Em uma África onde a taxa de desemprego está em aumento, o africano está exposto e submetido a qualquer forma de exploração”, explicou. “Uma destas formas é a religião através do chamado Evangelho da prosperidade, que se apresenta como o único modo de enriquecimento e de êxito social, e que agora tende a substituir o trabalho na vida das pessoas. Com a lógica do cristianismo da prosperidade, não há necessidade de trabalhar, somente é necessário poder manipular a religião e explorar aos mais débeis para convertê-la em uma fonte de enriquecimento sem nenhum esforço”, denunciou o teólogo.

“Devemos ter o valor de denunciar a opulência e a riqueza destes ‘homens de Deus’ alcançadas através da religião, enquanto os fiéis padecem miséria”, concluiu o Padre Zagore. “Servir a Deus nunca deve entender-se como um emprego lucrativo. O trabalho é uma vocação de Deus e cada homem deve responder a esta vocação na verdade de seu ser”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas