Gaudium news > Bulgária: Papa celebra Missa para 12 mil católicos

Bulgária: Papa celebra Missa para 12 mil católicos

Sófia – Bulgária (Segunda-feira, 06-05-2019, Gaudium Press) – Em um país onde menos de 1% da população é composta por católicos, presidindo sua primeira Missa em território búlgaro, diante de 12mil pessoas, o Papa Francisco convidou os presentes a confiar nas “surpresas” de Deus:

Ele “é o Senhor das surpresas que convida não só a surpreender-se, mas também a realizar coisas surpreendentes”.

Bulgária-Papa celebra Missa para 12 mil católicos Foto Vatican News.jpeg

A Missa foi celebrada na Praça Knyaz Alexandre I.
Para chegar até lá, Francisco percorreu as ruas em papamóvel aberto, junto de milhares de pessoas que o esperavam na capital búlgara, onde havia chegado pela manhã.

Deus chama, surpreende, ama

O Papa destacou três pontos centrais em sua homilia:
“Deus chama, Deus surpreende, Deus ama”.

Francisco advertiu que diante das experiências de “fracasso, de amargura e até do fato de as coisas não resultarem como se esperava”, pode surgir uma “subtil e perigosa tentação que convida ao desânimo, a desistir”.

Para enfrentar isso deve existir “uma Igreja jovem, uma pessoa jovem”.

Segundo Francisco, “A força do Espírito, convida-nos a testemunhar o amor de Cristo, um amor que impele e nos leva a estar prontos para lutar pelo bem comum, a ser servidores dos pobres, protagonistas da revolução da caridade e do serviço, capazes de resistir às patologias do individualismo consumista e superficial”.

Francisco recordou os testemunhos de fé na história da Bulgária, para vencer essa tentação. Personagens búlgaras venceram esta tentação e “criaram magníficas obras-primas, inspiradas por uma fé simples e um amor grande”.

“Não tenhais medo de ser os santos de que esta terra precisa; uma santidade, que não vos tirará forças, nem vida nem alegria”, apelou.

O Pontífice afirmou que “esta é a nossa força, que somos convidados a renovar todos os dias: o Senhor nos ama.
Ser cristão é uma chamada a ter confiança que o Amor de Deus é maior do que qualquer limite ou pecado”.

Logo após a celebração o Papa Francisco regressou à Nunciatura Apostólica, local onde ficará hospedado de fica hospedado até a manhã de terça-feira, quando irá até a Macedónia do Norte.

(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas