Gaudium news > Religiosas Franciscanas completam 100 anos de presença na Terra Santa

Religiosas Franciscanas completam 100 anos de presença na Terra Santa

Israel – Jerusalém (Segunda-feira, 06-05-2019, Gaudium Press) As Irmãs Franciscanas do Coração Imaculado de Maria celebraram o primeiro centenário da existência da Província do Menino Jesus que marca sua presença na Terra Santa. A significativa data foi recordada em uma solene Eucaristia na igreja de San Salvador em Jerusalém, presidida pelo Custódio da Terra Santa, Padre Francesco Patton, que contou com a presença das religiosas, de frades franciscanos e numerosos fiéis.

Religiosas Franciscanas completam 100 anos de presença na Terra Santa.jpg

“Esta é uma ocasião muito bela pois são 100 anos do nascimento da província da Terra Santa das Irmãs Missionárias Franciscanas do Coração Imaculado de Maria”, indicou o Custódio, segundo reportou o Christian Media Center da Custódia da Terra Santa. “Sua fundadora havia vindo em peregrinação 50 anos antes e havia sentido este desejo profundo de que este instituto missionário franciscano pudesse estar presente em Jerusalém e na Terra Santa; e disse essa frase tão bela: ‘O lugar de uma franciscana está junto ao Calvário'”.

A religiosa a qual se referiu o Padre Patton é a Beata Maria Caterina Troiani, uma religiosa franciscana que durante sua missão em El Cairo pediu ao Administrador Apostólico a fundação de uma nova congregação dedicada à educação das meninas, especialmente as mais necessitadas. A nova instituição teve como primeiro nome o das Irmãs Franciscanas da Terceira Ordem e começou em 1859 com a fundadora e outras quatro religiosas. A Beata serviu como Madre Superiora até sua morte no Egito em 1887.

“Quando a Beata Caterina Troiani veio à Terra Santa, viu que era oportuno criar uma província que tivesse uma certa independência, já que nossa congregação tem muitas províncias em todo o mundo”, expôs a Superiora Geral atual, Soror Elena Farah. “Agora estamos presentes em Jerusalém, Belém, Tiberíades, Nazaré, Haifa e Caná de Galileia. Nosso trabalho missionário inclui o serviço em clínicas, hospitais, orfanatos e a educação de crianças e jovens”. Após a celebração da Eucaristia, se realizou uma procissão ao interior do claustro do convento portando as relíquias da Beata. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas