Gaudium news > Episcopado brasileiro reúne-se e escolhe nova presidência da CNBB

Episcopado brasileiro reúne-se e escolhe nova presidência da CNBB

São Paulo – Aparecida (Segunda-feira, 06-05-2019, Gaudium Press) Foi iniciado nesta segunda-feira, 06, o processo eleitoral que escolherá os Bispos que estarão à frente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pelo próximo quadriênio (2019-2023).

Através de um voto secreto, o episcopado brasileiro elegerá o presidente, vice-presidente, segundo vice-presidente, secretário-geral, presidentes das Comissões Episcopais Pastorais da CNBB e seus representantes junto à Conferência Episcopal Latino-americana (Celam).

Episcopado brasileiro reúne-se e escolhe nova presidência da CNBB.jpg

Para isso, foram instaladas 17 urnas eletrônicas no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP), onde está sendo realizada a 57ª Assembleia Geral da CNBB.

Ao longo das votações, que podem ocorrer até a próxima quinta-feira, 9, cada urna terá como responsável um presidente e um secretário, para garantir o sigilo e a privacidade dos eleitores, durante o processo de eleição.

Todos os membros da CNBB podem ser votados, mas apenas os Bispos presentes na Assembleia Geral têm direito ao voto. Os Bispos eméritos presentes na Assembleia Geral podem ser consultados, mas não têm direito ao voto.

A apuração dos votos será realizada pelo sistema de gerenciamento das urnas, que emitirá um relatório com o nome dos candidatos votados, por ordem decrescente, indicando se o candidato mais votado atingiu o percentual de votos exigido.

Uma comissão acompanhará o processo de votação e apresentará o resultado à Presidência da CNBB. Caso o candidato mais votado alcançar o percentual necessário, ele deverá manifestar publicamente sua aceitação para a finalidade a qual acaba de ser eleito. Caso o mais votado não tenha alcançado o percentual necessário ou, tendo atingido, apresente motivos para não aceitar a função para a qual foi eleito, será solicitado um novo escrutínio.

A atual presidência permanecerá em suas funções até o término da 57ª Assembleia Geral, onde serão empossados os bispos eleitos para a nova presidência da CNBB, assim como os presidentes das Comissões Episcopais. Na manhã da próxima sexta-feira, 10 de maio, ocorrerá a cerimônia de posse. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas