Gaudium news > Festa de Nossa Senhora Rainha da Polônia é celebrada em Varsóvia

Festa de Nossa Senhora Rainha da Polônia é celebrada em Varsóvia

Polônia – Varsóvia (Segunda-feira, 06-05-2019, Gaudium Press) A Igreja na Polônia viveu uma das solenidades mais importantes do país na última sexta-feira, 03 de maio, quando comemorou a festa da Santíssima Virgem Maria, Rainha da Polônia, o mesmo dia em que a nação celebra civilmente o Dia da Constituição. Por ocasião desta comemoração, os Bispos convidaram aos fiéis a renovar seu testemunho cristão e optar por um caminho distinto ao do materialismo e secularismo que avança no Ocidente.

Festa de Nossa Senhora Rainha da Polônia é celebrada em Varsóvia.jpg

Dom Stanislaw Gadecki, Arcebispo de Poznan, Presidente da Conferência Episcopal da Polônia, celebrou uma Missa Solene no Santuário de Jasna Gora na qual recordou uma frase do século II: “o que é a alma no corpo, os cristãos são para o mundo”. Sobre esta frase convidou aos fiéis a um “retorno ao plano original do Criador” e um testemunho valente que se separa das ideologias humanas. “A Igreja tem que oferecer à Europa o bem mais precioso que ninguém mais pode lhe dar: a Fé em Jesus Cristo, que é a fonte”.

“A cultura materialista dos tempos atuais não aceita a existência de nenhum espírito, porque somente existem os sentidos que se supõem que organizam o mundo”, lamentou o Arcebispo. “A liberdade significa consumo ilimitado, que se converte em uma religião”. O prelado relacionou as pressões culturais atuais ao anticristianismo da época comunista, destacando a necessidade de desafiar a mentalidade atual e a influência dos meios de comunicação e de propaganda em uma luta cultural na qual Deus sairá vitorioso ainda que pareça impossível.

“Cada vez menos pessoas participam da Missa, e há mais e mais críticas, aos poucos injustificadas, à Igreja e aos sacerdotes”, lamentou por sua vez o Arcebispo de Bialystok, Dom Tadeusz Wojda, que também fez um chamado à renovação da Fé, a qual não se pode limitar a uma experiência pessoal adaptável às próprias necessidades ou impossível de compartilhar com os demais. A reflexão necessária para o país deve estar baseada “não em um direito pessoal e estabelecer a verdade, não nas ideias políticas, não nas crenças sociais ou nas crenças religiosas pessoais, mas na Verdade tomada do Evangelho, das Escrituras, do ensinamento da Igreja”.

O Arcebispo de Gdansk, Dom Slawoj Leszek Glódz, pediu “ordenar o coração” segundo as diretrizes da Fé e “não introduzir debates públicos sobre a sacralidade da família e o matrimônio, e a vida a partir da concepção até a morte natural, nem introduzir pretextos para a destruição, sem uma ordem moral, porque este caminho não conduz a nenhuma parte”. Dom Henryk Tomasik, Bispo de Radom, lamentou os ataques contra a educação religiosa das crianças e dos jovens e outras vozes contrárias à Fé na esfera pública, enquanto que indicou que o sinal mais seguro da fidelidade a Cristo e a configuração da vida segundo o Evangelho é a devoção mariana. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas