Gaudium news > O prisioneiro do virtual perde o gosto da realidade, diz Papa, na Macedônia

O prisioneiro do virtual perde o gosto da realidade, diz Papa, na Macedônia

Skopje – Macedônia (Terça-feira, 07-05-2019, Gaudium Press) Na primeira Missa celebrada por um Pontífice na Macedônia, Francisco fez sua homilia baseando-se no Evangelho de João (Jo 6, 35), mais especificamente no versículo: “Quem vem a Mim não mais terá fome e quem crê em Mim jamais terá sede”

A celebração foi realizada em uma praça, na capital Skopje.

 

O prisioneiro do virtual perde o gosto da realidade, diz Papa, na Macedônia .jpg

Prisioneiros da virtualidade

Disse o Papa Francisco: “O Senhor veio para dar vida ao mundo e sempre o faz de uma maneira que consegue desafiar a mesquinhez dos nossos cálculos, a mediocridade das nossas expectativas e a superficialidade dos nossos intelectualismos”.

Segundo disse Francisco, a multidão reunida ao redor de Jesus descobriu que a fome de pão tinha também outros nomes: fome de Deus, fome de fraternidade, fome de encontro e de festa partilhada.

Para o Pontífice, pelo contrário, “nos habituamos a comer o pão duro da desinformação, e acabamos prisioneiros do descrédito, dos rótulos e da infâmia; julgamos que o conformismo saciaria a nossa sede, e acabamos por nos dessedentar de indiferença e insensibilidade; alimentamo-nos com sonhos de esplendor e grandeza, e acabamos por comer distração, fechamento e solidão; empanturramo-nos de conexões, e perdemos o gosto da fraternidade.

Prisioneiros da virtualidade, perdemos o gosto e o sabor da realidade”.

Qual é nossa fome?

Devemos dizer com força e sem medo: temos fome, Senhor, afirmou o Papa:

“Fome de pão, fome de fraternidade, fome de Deus. ”
Para ele, somente esta fome vai nos tirar de nossos fechamentos e solidões, da indiferença e nos abrir para a ternura e a conversão.

Para Francisco, Madre Teresa de Calcutá, que nasceu em Skopje, conhecia bem esta fome, a ponto de fundar a sua vida sobre dois pilares: Jesus encarnado na Eucaristia e Jesus encarnado nos pobres!

Ela sabia que, disse o Papa citando Bento XVI, na Encíclica “Deus caritas est”, o “amor de Deus e amor do próximo fundem-se num todo: no mais pequenino, encontramos o próprio Jesus e, em Jesus, encontramos Deus”.

“Encorajemo-nos uns aos outros a levantar-nos de pé e experimentar a abundância do seu amor; deixemos que Ele sacie a nossa fome e sede no sacramento do altar e no sacramento do irmão”, disse Francisco para concluir.  (JSG)

 

(Da Redação Gaudium Press, com informações Vatican News)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas