Gaudium news > Fátima – Cardeal Filipino presidirá Peregrinação Internacional de Maio

Fátima – Cardeal Filipino presidirá Peregrinação Internacional de Maio

Fátima – Portugal (Terça-feira, 07-05-2019, Gaudium Press) Por ocasião do aniversário das aparições de Nossa Senhora na Cova da Iria, entre os dias 12 e 13 deste mês de maio, será realizada a Peregrinação Internacional de Maio, em Fátima, Portugal, como vem sendo realizada há já vários anos.

Fátima - Cardeal Filipino presidirá Peregrinação Internacional de Maio.JPG

Neste ano, a Peregrinação Internacional será presidida pelo cardeal filipino e arcebispo de Manila, Dom Luís Antônio Tagle.

Segundo os organizadores do evento, “um sinal de atenção à Ásia, cujo número de peregrinos ao Santuário de Fátima não para de surpreender.

Este ano a Peregrinação deverá assinalar também o segundo aniversário da canonização dos Santos Francisco e Jacinta Marto.

2019 – Números de peregrinos asiáticos

Nos primeiros quatro meses deste ano, o Santuário já acolheu 60 grupos de peregrinos asiáticos que se fizeram anunciar nas celebrações do programa oficial. Nove desses grupos de peregrinos eram oriundos das Filipinas.

Neste primeiro quadriénio de 2019, em que o Santuário convida os peregrinos a darem graças por Peregrinar em Igreja, oferecendo um conjunto de propostas de oração (catequeses) e de reflexão (simpósio e eventos formativos) sobre o acontecimento e a mensagem de Fátima, os peregrinos sul coreanos continuam a destacar-se na Cova da Iria como o grupo mais expressivo da presença asiática neste lugar.

Entre janeiro e abril deste ano fizeram-se anunciar 30 grupos da Coreia do Sul, num total de 730 peregrinos entre os 1.934 peregrinos asiáticos registados no Santuário.

O Sri Lanka é o terceiro país asiático com o maior número de grupos (oito) e o segundo no número de peregrinos (428).

Estes números apenas dizem respeito aos grupos que solicitam o apoio do Departamento de Acolhimento de Peregrinos para a realização de celebrações particulares nos diferentes espaços do Santuário.

Os grupos de peregrinos asiáticos são também, juntamente com os italianos, os que mais procuram a exposição permanente Fátima Luz e Paz, no Museu do Santuário de Fátima.

Os peregrinos filipinos e do Sri Lanka são os que mais procuram os espaços expositivos do Santuário, solicitando visitas guiadas.

Dos 456 grupos provenientes da Ásia que visitaram a Cova da Iria em 2018, 125 grupos eram sul coreanos, 93 filipinos, 48 indonésios e 36 vietnamitas.

A estes grupos mencionados somam-se aqueles que vieram da Índia, da China, do Sri Lanka, da Malásia, da Singapura, do Japão e da Tailândia, que chega a um total de 15 mil peregrinos em grupos organizados.

Cerca de cem grupos já se inscreveram para esta Peregrinação Internacional de Maio. Destes, 10% dos peregrinos vêm de Hong Kong, Coreia do Sul, Vietname, Filipinas e Singapura.

Cardeal Tagle

O Cardeal Luís Antônio Tagle é arcebispo de Manila, nas Filipinas, desde 2011 e o atual presidente da Caritas Internacional.

Foi criado cardeal pelo Papa Bento XVI, em novembro de 2012, recebendo o barrete cardinalício, o anel de cardeal e o título de São Félix de Cantalice a Centocelle.

O cardeal, de nacionalidade filipina, estudou filosofia no Seminário de São José, em Manila, e teologia na Universidade Ateneu de Manila.

Foi ordenado diácono a 18 de julho de 1981, no Seminário São José, Manila.

A 27 de fevereiro de 1982, foi ordenado presbítero.

Entre 1987 até 1991, voltou a estudar teologia na Universidade Católica da América, Washington DC, onde obteve o grau de Doutor em teologia.

Foi membro da Comissão Teológica Internacional de 1997 até 2002.

Eleito bispo de Imus em 22 de outubro de 2001, foi consagrado em 12 de dezembro, pelo cardeal Jaime Lachica Sin, arcebispo de Manila, assistido por Manuel C. Sobreviñas, bispo emérito de Imus, e por D. Pedro Arigó, bispo titular de Mactaris, vigário apostólico de Puerto Princesa.

Promovido à sé metropolitana de Manila, em 13 de outubro de 2011, tomou posse em 12 de dezembro desse mesmo ano.

Em 29 de junho de 2012, durante a Festa de São Pedro e São Paulo, recebeu o pálio do Papa Bento XVI na basílica de São Pedro.

Filipinas

As Filipinas são o único país do continente asiático onde os católicos são maioria -cerca de 90% da população- e em 2021 o país assinala os 500 anos da chegada dos primeiros evangelizadores cristãos.

Neste momento o país vive uma jornada de nove anos para a Nova Evangelização e cada ano é dedicado a um tema diferente.

Em 2019, o tema pastoral é o da juventude, em sintonia com a Igreja Universal que acaba de sair de um sínodo sobre os Jovens e a Fé que resultou numa exortação pós-sinodal do Papa Francisco, intitulada Cristo Vive.

No último ano deste ciclo, as Filipinas assinalarão a missio ad gentes (Missão às nações).

A Peregrinação Internacional de Maio

A Peregrinação Internacional de Maio evoca a primeira aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos.

Esta é a primeira Peregrinação Internacional Aniversária de 2019, em que o tema é “Dar graças por peregrinar em Igreja”.

Das principais celebrações do programa oficial destacam-se o acolhimento ao peregrino, dia 11 de maio pelas 18h30, com a celebração da eucaristia.

A Peregrinação tem início oficial no dia 12, com a conferência de imprensa que juntará o Cardeal António Marto, o Cardeal Luís Antonio Tagle e o reitor do Santuário, Pe. Carlos Cabecinhas, pelas 18h30, com a Saudação a Nossa Senhora, na Capelinha das Aparições.

Pelas 21h30, no mesmo local, rezar-se-á o Rosário internacional, seguido de Procissão das Velas e Missa.

No dia 13 de maio, segunda-feira, a Capelinha das Aparições acolhe pelas 9h00 o Rosário internacional seguido de Missa. Nesta celebração far-se-á a Bênção dos Doentes e Procissão do Adeus.

(JSG) (Site Santuário de Fárima – Portugal)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas