Gaudium news > Arquidiocese de São Paulo promove Romaria ao Santuário de Aparecida

Arquidiocese de São Paulo promove Romaria ao Santuário de Aparecida

São Paulo – Aparecida (Terça-feira, 07-05-2019, Gaudium Press) No último domingo, 05 de maio, a Arquidiocese de São Paulo realizou sua 118ª caminhada ao Santuário Nacional de Aparecida. A principal intenção deste ano, para esta que é uma das principais e antigas romarias organizadas ao templo, foi rezar pelo Sínodo Arquidiocesano.

O Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, presidiu a celebração Eucarística das 10h, que contou com a concelebração de seis Bispos auxiliares da Arquidiocese e representantes dos Vicariatos Episcopais.

Durante a homilia, o Cardeal de São Paulo recordou os laços históricos da Arquidiocese de São Paulo com o Santuário de Aparecida, rezou pelo Sínodo e lembrou dos apóstolos que, já nos primeiros tempos da Igreja, tiveram que enfrentar dificuldades e inclusive o martírio.

O purpurado ressaltou que o trabalho na Igreja, sem Jesus, não tem fruto, pois “Ele é o senhor da Igreja, é com ele que dá fruto, com Ele e em nome Dele, com a Palavra dele”.

Ao falar sobre o Sínodo dos Bispos, Dom Odilo explicou que esse encontro “vai nos ajudar a retomarmos a missão e dar o testemunho de Jesus na cidade. A primeira coisa é voltarmos para Ele e estar em sintonia com Ele”.

Além disso, esclareceu que a principal preocupação dos trabalhos da Assembleia Geral da CNBB e as definições das novas diretrizes da Igreja, é a Igreja nas cidades, pois mais de 80% da população está em áreas urbanas. “Precisamos ter uma atenção especial, dar o testemunho na cidade, principalmente na cidade de São Paulo”.

Ao concluir sua homilia, o Cardeal de São Paulo destacou que a Igreja é feita de expressões e não de individualismos e que deve-se buscar a Igreja nas casas, a igreja doméstica, lugar onde Deus habita. E por fim, pediu que Nossa Senhora Aparecida interceda pelo Sínodo Arquidiocesano.

Iniciada no dia 08 de setembro de 1900, por iniciativa do então bispo de São Paulo, Dom Antônio Cândido de Alvarenga, a romaria da Arquidiocese de São Paulo a Aparecida é a mais antiga entre as organizadas por paróquias e dioceses. Na ocasião, 1200 romeiros acompanharam o prelado até o santuário, oferecendo um rico estandarte a Nossa Senhora.

O hino “Viva a Mãe de Deus e Nossa”, um dos mais populares em honra à Padroeira do Brasil, foi composto em 1905 para a romaria de São Paulo, se tornando a canção utilizada em outras edições da vinda a Aparecida. Desde 1951, a canção passou a ser utilizada pelo Santuário Nacional nas celebrações marianas. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas