Gaudium news > "A caridade se faz com doçura", diz Papa recordando visita à Bulgária e à Macedônia

"A caridade se faz com doçura", diz Papa recordando visita à Bulgária e à Macedônia

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 08-05-2019, Gaudium Press) A Audiência Geral desta quarta-feira aconteceu poucas horas depois de Francisco concluir sua 29a viagem apostólica, desta vez realizando visitas a dois países europeus, próximos da Itália, a Bulgária e a Macedônia do Norte, países que viveram sob o domínio comunista por algumas décadas.

A caridade se faz com doçura, diz Papa recordando visita à Bulgária e à Macedônia.jpeg

As palavras do Papa Francisco dirigidas aos fiéis e peregrinos reunidos na Praça São Pedro foi um compartilhar de algumas impressões e lembranças de viagem que marcaram o Pontífice.

Francisco aproveitou para agradecer as autoridades civis e eclesiásticas que o acolheram, o Pontífice destacou que na Bulgária foi guiado pela “memória viva de São João XXIII”, que ali exerceu o cargo de Delegado Apostólico por quase dez anos.

Aliás, o lema “Pacem in terris”, que foi o dístico da viagem do Papa, é o nome de uma das encíclicas de João XXIII que assim se inicia:
“A paz na terra, anseio profundo de todos os homens de todos os tempos, não se pode estabelecer nem consolidar senão no pleno respeito da ordem instituída por Deus. “

“Convidei todos a trilhar o caminho da fraternidade”, lembrou o Papa.

São Cirilo e São Metódio

O Papa recordou que em Sófia fez uma oração particular e silenciosa diante da imagem sagrada dos dois santos irmãos Cirilo e Metódio, evangelizadores dos dois países e afirmou:

“Também hoje há a necessidade de evangelizadores apaixonados e criativos, para que o Evangelho alcance aqueles que ainda não o conhecem e possa irrigar novamente as terras onde as antigas raízes cristãs secaram. “

Madre Teresa, Imagem da Igreja

Ir à Macedônia do Norte nos dias de hoje é ter a oportunidade de ser acompanhado pela presença espiritual de Santa Madre Teresa de Calcutá, que nasceu em Skopje em 1910.

E foi o que aconteceu com Francisco que comentou:

“Nesta mulher, pequena, mas cheia de força graças à ação do Espírito Santo, vemos a imagem da Igreja naquele país e em outras periferias do mundo: uma comunidade pequena que, com a graça de Cristo, torna-se um lar acolhedor onde muitos encontram refrigério para sua vida. “

País acolhedor

Sobre o contexto social e político do país, Francisco recordou que a Macedônia do Norte é um país independente desde 1991, por isso “quis encorajar, acima de tudo, sua tradicional capacidade de acolher diferentes pertenças étnicas e religiosas; bem como o seu compromisso em acolher e socorrer um grande número de migrantes e refugiados durante o período crítico de 2015 e 2016”.

Missionárias da Caridade

Ainda sob o influxo da presença de Madre Teresa em sua visita, Francisco compartilhou com os fiéis que ficou impressionado com a “ternura evangélica” das irmãs de Madre Teresa de Calcutá, ternura que nasce da oração e da adoração.

“Elas acolhem a todos, se sentem irmãs, mães de todos e o fazem com ternura. Nós cristãos às vezes perdemos a dimensão da ternura e quando não há ternura, nos tornamos demasiados sérios, ácidos. Essas irmãs são doces na ternura, fazem caridade como deve ser feita, sem fantasiá-la.

Fazer caridade sem ternura, amor, é como jogar um copo de vinagre na obra de caridade, é ácido. A caridade é doce, não ácida. E essas irmãs são um belo exemplo. Que Deus as abençoe. “

Jovens e Consagrados

Francisco ainda guardava na lembrança o encontro com os jovens “todos unidos pelo desejo de construir algo de belo na vida. Lá exortei para que sonhassem grande e se arriscarem”.

Outro momento que o Papa não esqueceu foi com o que ele teve com sacerdotes e pessoas consagradas: “Homens e mulheres que deram suas vidas a Cristo.”

A Missa em Skopje

Para Francisco, a Santa Missa celebrada na praça de Skopje foi uma ocasião para renovar, mais uma vez em uma periferia da Europa de hoje, “o milagre de Deus que, com os nossos poucos pães e peixes, partidos e compartilhados, sacia a fome das multidões”.

“Nós confiamos à sua inesgotável Providência o presente e o futuro dos povos que visitei nesta viagem”, concluiu o Papa, rezando com os fiéis uma Ave-maria para que Deus abençoe a Bulgária e a Macedônia do Norte.
(JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas