Gaudium news > Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos é fundada em Aparecida

Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos é fundada em Aparecida

São Paulo – Aparecida (Quarta-feira, 08-05-2019, Gaudium Press) No início deste mês de maio, foi realizada, na cidade paulista de Aparecida do Norte, uma Assembleia na qual se fundou a Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos.

A cerimônia de fundação foi promovida pela Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação, e contou com a participação de cientistas e pesquisadores católicos. Estiveram presentes também o Padre Danilo Pinto, assessor nacional da CNBB para o Setor Universidades, e Dom João Justino de Medeiros Silva, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação.

Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos é fundada em Aparecida.jpeg

Ao longo da Assembleia, se aprovou o estatuto e se elegeu a diretoria da sociedade. Além disso, se refletiu sobre a identidade e missão da nova sociedade.

A Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos foi fundada com o objetivo de reunir cientistas católicos, que podem ser pesquisadores de diversas áreas da Ciência (Exatas, Humanas ou Biológicas), e promover ações específicas no campo de ensino e pesquisa.

Dentre as atividades que serão promovidas pela Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos estão propostas de discussão de temas relacionados à Fé e Razão; realização de pesquisa científica à luz da Doutrina Social da Igreja Católica; apresentação de posicionamento oficial dos cientistas católicos diante de temas que permeiam a sociedade atual; firmar parcerias com outras instituições católicas e, inclusive, com o Governo.

A Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos será liderada por Dom João Justino e composta por teólogos e pastoralistas que terão a função de garantir que as ações da Sociedade se mantenham dentro das normativas da Doutrina Católica e também de realizar um trabalho de pastoreio para com seus membros.

A Sociedade contará também com um Comitê Teológico Pastoral que poderá solicitar temas de pesquisas para obter pareceres oficiais dos cientistas católicos do Brasil.

Para Dom Justino, a fundação da Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos é uma resposta a um pedido feito à Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação para que o Setor Universidades não trabalhe apenas com os estudantes de graduação, mas que envolva também as demais pessoas presentes no âmbito acadêmico.

Serão aceitos no grupo pessoas que professem a Fé Católica e estejam ligadas ao campo de produção científica. Sobre isso, o prelado ressalta que a Sociedade pretende “incluir e abrir espaço para a participação de professores, cientistas e estudiosos católicos de todo o Brasil”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas