Gaudium news > Asia Bibi, católica condenada a morte no Paquistão, está livre no Canadá

Asia Bibi, católica condenada a morte no Paquistão, está livre no Canadá

Ottawa – Canadá (Quarta-feira, 08-05-2019, Gaudium Press) Asia Bibi, uma mãe de família cristã do Paquistão que, depois de acusada de “blasfemar contra Maomé”, foi presa e condenada à morte, por oito longos e terríveis anos esteve no corredor da morte aguardando o cumprimento dessa injusta sentença, foi finalmente libertada.

 

Asia Bibi, católica condenada a morte no Paquistão, está em liberdade, no Canadá-Foto Arquivo.jpg

Asia Bibi deixou o Paquistão e chegou ao Canadá na terça-feira, 7 de maio, onde se encontrará com seus filhos e seu marido, segundo informaram diversas fontes que também asseguraram que seu estado de saúde é muito delicado, necessitando de tratamento e cuidados médicos.

A notícia desse “grande dia” foi confirmada por seu advogado Saif Ul Malook: “Asia Bibi chegou ao Canadá ontem à noite. Deixou o Paquistão com o marido, depois que o governo permitiu que saíssem do país. Levou tempo, mas está finalmente em segurança graças a Deus”.

Saif Ul Malook informou também que o asilo concedido pelo Canadá foi o resultado da ação de ativistas religiosos, diplomatas e organizações católicas que lutaram pela “liberdade de Asia Bibi” durante todos estes anos de “tempos difíceis” para ela e para sua família.

Radicais islâmicos

Em janeiro deste ano o Supremo Tribunal do Paquistão havia rejeitado um recurso contra a sua própria decisão de absolver a cristã das acusações de blasfémia, pelas quais tinha sido condenada à morte.

A decisão foi contestada por grupos radicais islâmicos, que exigiam a execução da mulher, absolvida no final de outubro de 2018, depois de oito anos na prisão.

Asia é mãe de cinco filhos, esteve presa após ter sido condenada à morte por blasfémia em 2010.

No final de outubro de 2018, o Supremo Tribunal de Justiça do Paquistão inocentou-a de todas as acusações, mas ela continuava presa.

Asia Bibi e o seu marido estiveram sob proteção governamental, num lugar desconhecido.

O caso de Asia Bibi

Em junho de 2009, Asia Bibi trabalhava recolhendo frutas na cidade de Sheikhupura, perto da capital Lahore, no Paquistão. Quando se aproximou de um poço para beber, um grupo de muçulmanos a acusou de contaminar a água por ser cristã.

A resposta de Bibi aos insultos feitos contra sua Fé foi imediata:
“Eu acredito na minha religião e em Jesus Cristo que morreu na Cruz pelos pecados da humanidade. O que fez seu profeta Maomé para salvar a humanidade?”.

Então, ela foi acusada de proferir blasfêmia contra o Islã, Bibi foi presa em 2009 e condenada à morte em 2010.

Começou, então, uma campanha internacional para conseguir sua libertação. Em 31 de outubro de 2018, a Suprema Corte Federal anulou a sentença que pesava sobre essa mãe católica.

A dura lei antiblasfêmia paquistanesa foi estabelecida na época colonial britânica para evitar confrontos religiosos, mas na década de 1980, várias reformas promovidas pelo ditador Zia ul Haq favoreceram o abuso desta lei. Desde então, ocorreram mais de mil acusações de blasfêmia, um crime que pode levar à pena de morte, embora essa condenação nunca tenha sido cumprida.
(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas