Gaudium news > Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus: 125 anos em Portugal

Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus: 125 anos em Portugal

Lisboa – Portugal (Quarta-feira, 08-05-2019, Gaudium Press) As Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus iniciam as começa de seus 125 anos em Portugal.

Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus- 125 anos em Portugal.png

Na quinta-feira haverá uma celebração às 11h00, na Casa de Saúde da Idanha, em Belas (Sintra).

Em nota enviada a órgãos de imprensa, as religiosas informam que o programa comemorativo começa com a celebração da Eucaristia.

Em seguida, às 12h30 será inaugurado o museu da Congregação na Casa de Saúde da Idanha.

A partir das 14h30, está prevista uma sessão cultural.

Irmã Isabel Morgado, publicou no site da Ecclesia:

“Destacamos a importância de celebrarmos o acontecimento fundante – 125 anos a recriar a hospitalidade, para fazer memória agradecida e para projetar a Hospitalidade em fidelidade criativa, continuando na rota de São Bento Menni! – Para a frente, para a frente! Hoje, com todos os que formamos a Família Hospitaleira”!

A Congregação

A congregação em Portugal presta apoios de saúde, nas áreas da Psiquiatria e Saúde Mental a mais de três mil pessoas.
São cerca de 160 religiosas, em 12 centros assistenciais no Continente português e nos Arquipélagos da Madeira e dos Açores, que são apoiadas por dois mil colaboradores.

As Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus estão em 27 países de quatro continentes e têm como principal função “continuar no tempo, e nos diferentes contextos, a missão sanadora de Jesus de Nazaré, principalmente junto dos doentes psíquicos e físicos, dos mais pobres e necessitados”.

A Congregação religiosa foi fundada a 31 de maio de 1881, em Ciempozuelos – Espanha, por São Bento Menni acompanhado por Maria Josefa Récio e Maria Angustias Giménez, e chegou a Portugal em 1894. O primeiro Centro Assistencial foi a Casa de Saúde da Idanha, em Belas – Sintra.
(JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações ECCLESIA)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas