Gaudium news > Enquanto Bispo de Roma, Papa reúne-se com sua Diocese

Enquanto Bispo de Roma, Papa reúne-se com sua Diocese

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 09-05-2019, Gaudium Press) O Vicariato de Roma informa que a Diocese de Roma terá hoje, um encontro com seu Bispo, ou seja, com o Papa Francisco.

Enquanto Bispo de Roma, Papa reúne-se com sua Diocese-Foto Diocese Itapetininga.jpg

O encontro realiza-se na tarde de hoje, 09/05, quinta-feira, na Basílica São João de Latrão, que é a Sé da Diocese de Roma.
Com este encontro Francisco conclui o caminho que o Papa realizou pelas paróquias de sua diocese neste ano pastoral, quando ele quis pôr em pauta a temática de “fazer memória” e da “reconciliação”.

O Encontro

O encontro com o Pontífice, enquanto Bispo de Roma, inicia-se com um momento de oração à qual segue-se a leitura de um texto bíblico.

Após este momento de oração, inicia-se o pronunciamento do Pontífice e, no final dele, será rezada a Oração das Completas.

Participantes

Participam do encontro o Cardeal Vigário Dom Angelo De Donatis, bispos auxiliares, sacerdotes, religiosos e religiosas e centenas de leigos provenientes das paróquias e de outras realidades eclesiais da Diocese de Roma, bem como representantes de associações eclesiais, das capelanias e das escolas católicas da cidade.

A realização deste encontro foi anunciada pelo cardeal De Donatis, com uma carta que foi dirigida a toda a diocese, há já alguns dias.

Na carta, o Cardeal Vigário afirma que “O caminho deste ano pastoral foi muito fecundo”: “Depois de termos “celebrado” a memória dos anos transcorridos no crescimento da comunhão diocesana, entramos na dimensão da reconciliação.

Sei que as celebrações penitenciais das prefeituras foram vividas com intensidade e representaram um belo sinal de comunhão e renovação.

As visitas pastorais nas paróquias me animaram muito e vejo sinais muito encorajadores de participação e de sensibilidade.
Estamos, portanto, prontos para entrar na terceira parte de nosso caminho anual, no qual queremos vivenciar a escuta da cidade”.

O Cardeal De Donatis continua em sua carta: “Nisto se insere o encontro com o Santo Padre, graças ao qual se estabelecerão as sucessivas “etapas” deste itinerário: “As indicações que o Papa nos dará serão o selo do caminho que viveremos já nos meses de maio e junho e que continuaremos no próximo ano”.

Antes de encerrar sua missiva, o Vigário de Diocese de Roma anuncia um novo encontro do clero diocesano com o Papa Francisco durante a “Vigília de Pentecostes que celebraremos em 8 de junho na Praça São Pedro, às 18h30”. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas