Gaudium news > Cresce a devoção a Nossa Senhora de Luján nos EUA

Cresce a devoção a Nossa Senhora de Luján nos EUA

Estados Unidos – Washington (Sexta-feira, 10-05-2019, Gaudium Press) No próximo dia 25 de maio, os fiéis argentinos que residem nos Estados Unidos tem um encontro na Catedral de São Patrício em Nova York, no qual celebrarão as festas pátrias e Nossa Senhora de Luján, padroeira dos argentinos.

Esta celebração é realizada há mais de 40 anos graças ao impulso do Padre Carlos A. Mullins, sacerdote argentino residente em Nova York e capelão da Associação de Nossa Senhora de Luján que está presente na cidade norte-americana.

Cresce a devoção a Nossa Senhora de Luján nos EUA.jpg

Justamente ele é o sacerdote que impulsionou a presença da padroeira da Argentina nos Estados Unidos com a chegada de quatro imagens, réplicas da que se encontra no Santuário de Luján. A primeira chegou a Nova York no dia 21 de maio de 1977, sendo doada pelo Santuário argentino.

Naquela ocasião estiveram presentes o então Bispo de Mercedes, Dom Luis Juan Tomé; assim como o Padre Radael Carli, pároco do santuário nacional de Luján; que acompanharam a comissão encarregada de levar a imagem até Nova York.

A primeira Missa pela Pátria em honra à Virgem de Luján e pelos argentinos na Catedral de São Patrício ocorreu no dia 22 de maio de 1977 com a presença da venerada efígie.

No ano de 1984, com a fundação da Comissão Virgem de Luján por parte do Padre Abel Suquivide, outra imagem réplica chegou ao território norte-americano, desta vez a cidade de Los Angeles. Dez anos depois, no dia 17 de maio de 1994 chegou a terceira imagem, que ficou em Washington.

No próximo 10 de maio se completará um ano da chegada da quarta imagem, que se encontra na cidade de Newark, Nova Jersey, sendo entronizada solenemente no Santuário Nacional de Santa Luzia.

É desejo do Padre Mullins que a presença da Virgem de Luján nos Estados Unidos, “ajude a todos os imigrantes, argentinos e de outras nacionalidades, a converter em realidade estes dois ideais: unidade e paz”.

A festa no Santuário de Luján

A solenidade de Nossa Senhora de Luján se celebra na Argentina a cada 08 de maio. Sua festa ocorre no Santuário Nacional aonde chegam milhares de peregrinos procedentes de todos os rincões do país austral.

As comemorações deste ano começaram desde as vésperas, no dia 07 de maio, com uma Vigília de Oração às 20h; ocasião que serviu para acolher aos peregrinos que foram chegando à Basílica de Nossa Senhora.

Já no dia 08 de maio ocorreram durante o dia várias Missas, sendo a principal a que se realizou após a procissão que ocorreu às 14h com a venerada imagem levada em andor. A Missa foi presidida por Dom Agustín Radrizzani, SDB, Arcebispo de Mercedes-Luján. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas