Gaudium news > Dia das Mães: Papa homenageia e agradece a Mães de todo o mundo

Dia das Mães: Papa homenageia e agradece a Mães de todo o mundo

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 13-05-2019, Gaudium Press) Neste Domingo do Bom Pastor, 12/05, logo após a celebração da Missa durante a qual o Papa ordenou 19 novos sacerdotes para a Diocese de Roma, Francisco dirigiu-se ao balcão da janela dos aposentos pontifícios para a tradicional recitação da oração Mariana da hora do Angelus que neste período litúrgico é substituída pela também tradicional Regina Coeli.

Dia das Mães-Papa homenageia e agradece a Mães de todo o mundo-Foto Arquivo Gaudium Press.jpg

Intimidade com o Bom Pastor

Antes da recitação do Regina Coeli, o Pontífice dirigiu-se aos fiéis que o aguardavam na Praça São Pedro.

Ele iniciou suas palavras tratando do Evangelho proposto para o Quarto Domingo da Páscoa, conhecido como Domingo do Bom Pastor:

“O Bom Pastor – Jesus – está atento a cada um de nós, nos procura e nos ama, dirigindo-nos a sua palavra, conhecendo em profundidade o nosso coração, os nossos desejos e as nossas esperanças, bem como os nossos fracassos e as nossas decepções.

Acolhe-nos e ama-nos como somos, com os nossos pontos fortes e fracos. Para cada um de nós ‘dá a vida eterna’: isto é, oferece-nos a possibilidade de viver uma vida plena, sem fim. Além disso, nos guarda e nos guia com amor, ajudando-nos a percorrer as trilhas mais arriscadas que surgem no caminho da vida”. 

Continuando com suas reflexões, Francisco disse que devemos corresponder às atitudes ternas e carinhosas do Senhor, manter intimidade com Ele, segui-lo, saindo do labirinto dos caminhos errados, abandonando o comportamento egoísta para nos colocarmos nos novos caminhos da fraternidade e do dom de nós mesmos, imitando-o.

Foi neste sentido que, lembrando o Dia de Oração pelas Vocações, o Pontífice concluiu, pedindo “que Maria, Mãe de Cristo Bom Pastor, ajude os chamados ao sacerdócio e à vida consagrada a acolher com alegria e disponibilidade o convite de Cristo para serem seus colaboradores mais diretos no anúncio do Evangelho e no serviço do Reino de Deus no nosso tempo”.

Agradecimento às Mães por tutelarem o valor da família

Coincidindo com o Domingo do Bom Pastor, em muitos países era comemorado também o Dia das Mães.

Fazendo coro com essa comemoração, logo após a recitação do Regina Coeli, o Papa quis homenagear as Mães e agradecê-las por tutelarem o valor da família.

Em seguida, concedeu a todos a sua bênção apostólica e se despediu dos fiéis, romanos, e peregrinos com uma saudação a todas as Mães do mundo, recordando aquelas que continuam, ‘do céu’, a velar por nós com suas orações.

Por último, ainda convidou para estarem no balcão de sua janela dois dos sacerdotes recém-ordenados e, com eles, abençoou novamente todos os presentes. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas