Gaudium news > Livro sobre testemunho católico para homens é lançado nos EUA

Livro sobre testemunho católico para homens é lançado nos EUA

Estados Unidos – Washington (Quarta-feira, 15-05-2019, Gaudium Press) A editora Ignatius Press dos Estados Unidos publicou no dia 13 de maio, festa de Nossa Senhora de Fátima, a primeira edição de ‘The Catholic Gentleman: Living Authentic Manhood Today’ (O Cavaleiro Católico: vivendo uma hombridade autêntica hoje), do escritor Sam Guzmán, autor de uma plataforma web do mesmo nome.

“O Cavaleiro Católico é um guia sólido e prático para a virilidade virtuosa”, propõem o autor. “Recorre à sabedoria eterna da Igreja Católica para responder as perguntas importantes que os homens estão fazendo atualmente”. O texto aborda temas como a identidade masculina, a valorização do corpo a partir da Fé Católica, a importância da tradição, a valorização da cortesia e os bons costumes como parte da virilidade e o chamado universal à santidade.

Livro sobre testemunho cato?lico para homens e? lanc?ado nos EUA.jpg

Em diálogo com o informativo Crux, Guzmán defendeu a atualidade de uma obra que clama por um retorno ao cavalheirismo e a vida de Fé. “A tese básica é esta: entre uma falta total de normas culturais, por uma parte e as afirmações de que a masculinidade é tóxica por outra, os homens estão mais confusos do que nunca sobre o que significa ser um homem”, comentou. “Os homens estão presos entre os extremos da efeminação ou o machismo exagerado. A Fé Católica, no entanto, nos mostra um caminho diferente. Revela como podemos viver uma virilidade íntegra, revelando o caminho tanto à verdadeira masculinidade como à verdadeira santidade”.

O modelo autêntico do varão católico é, obviamente, Jesus Cristo, e é a figura de Cristo que Guzmán remete para propor um modelo atrativo para os homens de hoje. “É um profeta, um sacerdote e um rei. É sábio, forte e valente, e no entanto, também é gentil, humilde e está cheio de um coração compassivo pelos mais oprimidos e débeis de todos”, recordou o autor. “Encontramos a expressão mais verdadeira de nossa masculinidade quando imitamos a Cristo e entendemos que a força se encontra no serviço ao entregar sua vida de formas grandes e pequenas”.

O conceito de cavalheirismo que rodeia a palavra anglo-saxã ‘gentleman’ é empregada para referir-se a um tipo distinto de virilidade que a cultura atual tem marginalizado. “Os cavalheiros são dignos, maduros e confiantes. Seguem um código de conduta e servem algo mais elevado que eles mesmos. Eles representam uma venerável e antiga tradição de virilidade”, descreveu, destacando que os autênticos cavaleiros tem um sentido do dever e de interesse pelo bem-estar dos demais, praticando o mandato do amor cristão. “Isto é o que os homens desejam, eu acredito, e enquanto algumas pessoas podem não gostar desta mensagem, também acredito que será atrativo para muitos homens que tem fome de algo mais que o que nossa cultura oferece”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas