Gaudium news > Festa do Beato Cardeal Newman se torna memória obrigatória na Inglaterra

Festa do Beato Cardeal Newman se torna memória obrigatória na Inglaterra

Inglaterra – Londres (Quinta-feira, 16-05-2019, Gaudium Press) Como uma preparação à próxima canonização do Beato Cardeal John Henry Newman, cuja data ainda não foi anunciada, a Conferência de Bispos Católicos da Inglaterra e Gales emitiu um decreto no qual estabelece a memória obrigatória do Beato para o dia 09 de outubro, aniversário de sua conversão à Igreja Católica.

Festa do Beato Cardeal Newman se torna memo?ria obrigato?ria na Inglaterra.jpg

“A Conferência de Bispos da Inglaterra e Gales está de acordo com a elevação do Beato John Henry Newman o grau de Festa no dia 09 de outubro, posterior à sua canonização, no Calendário Nacional da Inglaterra e no Calendário Nacional de Gales”, decidiram os prelados, reunidos na Assembleia Plenária do mês de maio. Da mesma forma, os Bispos ordenaram transferir para o dia 10 de outubro as memórias de São Denis e Companheiros e de São João Leonardi, para dar lugar à nova memória.

A memória do Beato era opcional até o momento e havia sido estabelecida por Bento XVI ao anunciar a beatificação do célebre Cardeal durante sua visita ao Reino Unido no ano 2010. O segundo milagre requerido para permitir a canonização foi reconhecido oficialmente pelo Papa Francisco no dia 12 de fevereiro.

O Beato Cardeal John Henry Newman é um dos testemunhos de conversão mais importantes da história da Inglaterra. Havendo nascido em uma família anglicana, Newman chegou a ser presbítero e advogar de maneira notável pelo resgate das raízes católicas nessa confissão religiosa. Um aprofundamento na doutrina cristã o levou a retratar-se de afirmações prévias contra a Igreja, e depois de viver um tempo em retiro e reflexão, pediu para ser admitido na Igreja, convertendo-se oficialmente no dia 09 de outubro de 1845.

Depois de ser admitido, levou a cabo um processo de formação e conseguiu receber o Sacramento da Ordem, fazendo-se sacerdote católico em 1847. Seu exemplo motivou outras notáveis conversões, entre as quais se conta a do escritor G. K. Chesterton. Estabeleceu o Oratório de São Felipe Neri em Londres, lugar onde oferecia formação sobre o catolicismo. Corrigiu suas obras para expôr fielmente a doutrina e em 1879, aos 79 anos de idade, foi criado Cardeal pelo Papa Leão XIII. Faleceu no dia 11 de agosto de 1890. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas