Gaudium news > “Como eu vos amei” é a Novidade no mandamento do amor, diz Papa

“Como eu vos amei” é a Novidade no mandamento do amor, diz Papa

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 20-05-2019, Gaudium Press) Durante a reflexão que fez antes da recitação do Regina Coeli, no domingo, no Vaticano, foi o Evangelho de São João proposto pela liturgia para o V Domingo de Páscoa, que inspirou as reflexões do Papa diante de milhares de fiéis reunidos na Praça São Pedro:

Como eu vos amei é a Novidade no mandamento do amor, diz Papa.jpeg

Francisco começou explicando que o Evangelho do dia nos leva ao Cenáculo “para nos fazer escutar algumas das palavras que Jesus dirigiu aos discípulos no “discurso de despedida”, antes de sua Paixão.

Depois de ter lavado os pés dos Doze, diz a eles: ‘Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros'”.

Qual a novidade?

Para o Papa, “Como eu vos amei” é a novidade do mandamento do amor. E ele dá precisão a sua afirmação: “Como eu vos amei”: um amor “universal, incondicional e sem limites, que encontra seu ápice na Cruz”. Esta é a novidade no mandamento do amor, que Jesus confia aos discípulos antes de partir deste mundo.

Para Francisco, “O amor que se manifestou na Cruz de Cristo e que Ele nos chama a viver é a única força que transforma nosso coração de pedra em um coração de carne; que nos torna capazes de amar nossos inimigos e perdoar aqueles que nos ofenderam (…). O amor de Jesus em nós cria pontes, ensina novos caminhos, desencadeia o dinamismo da fraternidade.”

Porque novo

Francisco pergunta: “Em que sentido Jesus chama esse mandamento de ‘novo’?” e ele mesmo responde recordando que “já no Antigo Testamento Deus havia ordenado aos membros do seu povo para amar o próximo como a si mesmo”e que o próprio Jesus dizia a quem lhe perguntava sobre qual era o maior mandamento da Lei que “o primeiro é amar a Deus de todo o coração e o segundo amar o próximo como a si mesmo”. Então, qual é a novidade, porque o chama de “novo mandamento”?:

“O antigo mandamento do amor tornou-se novo, porque foi completado com este acréscimo: “como eu vos amei”, “amai-vos como eu vos amei”. A novidade está toda no amor de Jesus Cristo, aquele com o qual ele deu a vida por nós. Trata-se do amor de Deus, universal, incondicional e sem limites, que encontra seu ápice na Cruz. Naquele momento de extremo rebaixamento, naquele momento de abandono ao Pai, o Filho de Deus mostrou e deu ao mundo a plenitude do amor”.

Paixão de Cristo: ensinamento do amor total

O Papa disse que “os discípulos compreenderam o significado daquelas palavras: “Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outro”, ao meditarem na Paixão e na agonia de Cristo.

Jesus nos amou primeiro e nos amou apesar de nossas fragilidades, nossas limitações e nossas fraquezas humanas:

“Foi Ele quem nos fez dignos de seu amor que não conhece limites e nunca acaba. Ao nos dar o novo mandamento, ele nos pede que nos amemos mutuamente não somente e não tanto com o nosso amor, mas com o seu, que o Espírito Santo infunde em nossos corações se o invocarmos com fé. Deste modo – e somente assim – podemos nos amar mutuamente não somente como amamos a nós mesmos, mas como Ele nos amou, isso é, imensamente mais”.

Do amor de Cristo na Cruz brota uma força transformadora

O amor de Deus por nós – afirmou o Papa – é muito maior do que o amor que nós temos por nós mesmos. E tendo consciência disto, “podemos espalhar por toda parte a semente do amor que renova as relações entre as pessoas e abre horizontes de esperança”.

” Jesus sempre abre horizontes de esperança, o seu amor abre horizontes de esperança “

Que a Virgem Maria nos ajude com sua materna intercessão a receber de seu Filho Jesus o dom do seu mandamento e do Espírito Santo a força para praticá-lo na vida cotidiana, pediu Francisco ao encerrar suas palavras. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações Vatican News)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas