Gaudium news > Bispo queniano pede aos comunicadores católicos um firme compromisso com a verdade

Bispo queniano pede aos comunicadores católicos um firme compromisso com a verdade

Quênia – Nakuru (Segunda-feira, 13-05-2019, Gaudium Press) Dom Maurice Muhatia Makumba, Bispo de Nakuru, Quênia, presidiu as celebrações locais da Jornada Mundial das Comunicações no dia 11 de maio. O prelado fez um chamado aos jornalistas e comunicadores católicos para estender a mensagem do Evangelho através dos meios, com uma consciência renovada sobre a profundidade de seu compromisso.

“Sim, estamos utilizando as plataformas de meios atuais, mas temos que fazer-nos três perguntas chave como praticantes dos meios católicos”, convidou o Bispo: “Qual é o conteúdo de nossa comunicação católica? Quais são os resultados de nossa comunicação? E, finalmente, quais são os desafios que enfrentam os meios de comunicação cristãos e católicos no mundo de hoje'”.

Bispo queniano pede aos comunicadores católicos um firme compromisso com a verdade.jpg

Sobre estas três questões, o prelado recordou a necessidade de buscar a resposta diretamente na pessoa de Jesus Cristo. “Devemos ser conscientes de que o conteúdo da comunicação cristã se origina em Jesus Cristo (…), sem o qual nossa comunicação como cristãos está vazia e não tem nenhum significado”, alertou o prelado. “A Igreja nos anima abraçar os meios modernos de comunicação com o fim de difundir o Evangelho. Quer que multipliquemos nossas bocas, olhos e ouvidos para que a mensagem do Evangelho chegue à maior quantidade de pessoas possível”.

Dom Makumba destacou o fato de que sua Diocese trabalha diariamente para cumprir esta missão em duas estações radiofônicas, Rádio Amani e Rádio Umoja, e animou os comunicadores a oferecer um testemunho valente em meio de correntes de opinião contrárias à Fé. “Estamos vivendo em um mundo hostil à verdade, um mundo hostil à mensagem do Evangelho. Vocês, os praticantes dos meios católicos, devem manter-se firmes e dizer ao mundo como a Jesus que ‘temos as palavras da vida eterna'”, exortou o Bispo. “Cada um de vocês deve reconhecer-se a si mesmo como um importante meio de comunicação para a difusão do Evangelho”.

O prelado dirigiu aos comunicadores o mesmo desafio que Cristo fez aos seus discípulos quando o abandonaram por não compreender sua pregação sobre a Eucaristia: “Vocês também querem me deixar?”. “Adotaram vocês, os praticantes dos meios católicos, a mensagem do mundo e o ensinamento do mundo somente porque o ensinamento católico é difícil?”, questionou Dom Makumba. “Este é o verdadeiro desafio de hoje que não podes ignorar. O mundo está te convidando dia a dia e está te dizendo que teus ensinamentos são muito altos, que trates de reduzir teus padrões, estará de acordo?”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas