Gaudium news > Conferência Internacional debaterá datação do Santo Sudário

Conferência Internacional debaterá datação do Santo Sudário

Itália – Catania (Segunda-feira, 20-05-2019, Gaudium Press) No próximo dia 23 de maio, ocorrerá uma Conferência internacional na cidade italiana de Catania, que reunirá cientistas e estudiosos do Santo Sudário para debater a datação do Santo Sudário através do método do Carbono-14, segundo o qual o linho sagrado seria da Idade Média.

De acordo com o professor Benedetto Torrisi, um associado de estatística da Universidade de Catania, a informação de que o tecido foi confeccionado entre os anos 1260 e 1390 d.C. não é confiável, pois as técnicas de amostragem eram incorretas. Tudo deveria ser refeito.

Conferência Internacional debaterá datação do Santo Sudário.jpeg

Para provar essa tese, serão apresentados pela primeira vez ao mundo os dados científicos brutos dessa pesquisa na Universidade de Catania, Sicília, em uma Conferência técnica intitulada: ‘A datação do Santo Sudário: tudo a ser refeito’.

“Graças ao encontro multidisciplinar entre especialistas em Sudário, estatísticos e analistas, obtivemos os dados brutos das pesquisas feitas na época nos Institutos de Oxford, Arizona e Zurique. Esses dados revolucionam o cenário. Primeiro, porque deles emergiram resultados estatísticos maiores em relação àqueles de 1988. Depois, analisando-os bem, conseguimos chegar a novas conclusões para oferecer à comunidade científica mundial” explica Torrisi.

Para se ter uma ideia, ao término da análise de 1988, a revista científica ‘Nature’ publicou apenas quatro resultados amostrados, no entanto, foram encontrados mais de dezesseis valores de amostragem que podem lançar dúvidas sobre os fundamentos das teorias então publicadas na ‘Nature’.

Essa heterogeneidade entre os dados de análise de Carbono-14 revela uma necessidade de se recolocar tudo em discussão. “A falta de concordância está presente não somente nos resultados de cada um dos três institutos de pesquisa, mas também é encontrada nos resultados do próprio centro”, ressalta o professor, que também considera equivocadas, a partir do ponto de vista da validade estatística, as técnicas gerais de amostragem do tecido do Santo Sudário.

Por estes motivos a Conferência reunida no dia 23 de maio na Universidade de Catania se torna importante e pretende trazer ao mundo razões para se solicitar uma nova análise para datar o Santo Sudário. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas