Gaudium news > Reitores de Seminários colombianos renovam seu compromisso de formação à santidade

Reitores de Seminários colombianos renovam seu compromisso de formação à santidade

Colômbia – Medellín (Terça-feira, 21-05-2019, Gaudium Press) Os reitores de seminários e centros de formação para a vida religiosa da Colômbia participaram recentemente em Medellín do encontro anual para refletir sobre a formação dos futuros sacerdotes. O evento, que transcorreu no Seminário Redemptoris Mater com jornadas de oração e reflexão com o título ‘Reitor Guardião do Evangelho’, foi concluído com uma mensagem.

Na missiva, os reitores dos seminários renovaram seu compromisso na formação dos futuros presbíteros do país latino-americano, constatando a necessidade de dar prioridade ao trabalho vocacional. À este respeito, assinalou:

“Nas distintas reflexões e discussões, temos constatado a prioridade que devemos dar à tarefa vocacional e a rigorosidade que devem levar os processos de animação e discernimento prévios à formação inicial em nossos seminários. Compreendemos que a formação é uma situação permanente que inclui o nascimento da vocação, a formação inicial e o exercício do ministério sacerdotal”.

Reitores de Semina?rios colombianos renovam seu compromisso de formac?a?o a? santidade.jpg

Um trabalho que requer unir esforços entre diferentes pastorais, não apenas a vocacional. Por isto os reitores dos seminários colombianos veem com esperança a realização do VI Congresso Nacional de Pastoral Vocacional que ocorrerá em Bogotá entre os dias 17 a 20 de junho próximos:

“Será a oportunidade para compreender a integração das distintas pastorais (familiar, juvenil, infantil e vocacional) no trabalho do cultivo e discernimento da vocação. À este respeito, são iluminadas as palavras do Papa Francisco na exortação Christus vivit: ‘Toda pastoral é vocacional, toda formação é vocacional e toda espiritualidade é vocacional (254)'”, indicam.

Os reitores também apresentaram a necessidade de animar as equipes de formadores, crescer em comunhão, para assim garantir o discernimento e o acompanhamento dos futuros sacerdotes.

“As atuais circunstâncias pelas quais passa a imagem sacerdotal e o ceticismo diante da formação, urgem de nós tomar consciência da responsabilidade, do cuidado e da promoção das vocações que Deus coloca em nossas mãos”, expressam.

Neste sentido os recortes dos seminários Maiores da Colômbia refletem sobre a problemática atual que afeta a vida sacerdotal, e de que maneira ela impacta na vida tanto eclesial como social; tudo “com uma ótica realista, abertos aos desafios que nos apresenta este cenário e dispostos a continuar formando com maior empenho, para a santidade no exercício do ministério sacerdotal”.

Os reitores, em outro ponto da mensagem, assinalaram que receberam com alegria a redação preliminar da ‘Ratio Nationalis’, sobre a formação sacerdotal, para que seja socializada, revisada e aprovada logo pelos Bispos do país e depois pela Congregação para o Clero:

“Vemos com esperança os alcances deste documento para o futuro das vocações e a formação sacerdotal em nosso país”, manifestaram.

Os reitores concluíram a mensagem entregando-se ao amparo de Nossa Senhora de Chiquinquirá, padroeira dos colombianos e mãe dos sacerdotes. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas